O Campeonato Paraense de 2022 foi lançado oficialmente na noite desta segunda-feira (26). A cerimônia oficial aconteceu no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém. Todos os 12 clubes que disputarão a competição estiveram representados. Um dos detalhes que mais chamou atenção foi a apresentação do novo mascote.
Representando "a força e a resistência da cultura paraense", o Pirarucu, tradicional peixe da região amazônica, vai estar presente durante os jogos do Parazão. Segundo a WWF-Brasil, associação não governamental que visa conservar a natureza, harmonizando a atividade humana com a conservação da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, a espécie corre risco de extinção devido à pesca predatória, praticada ao longo de muitos anos. A reprodução natural do peixe é insuficiente para repor o número de pirarucus pescados.
Conforme divulgado pela organização do campeonato, a representação do pirarucu é justamente para alertar o risco de extinção que a espécie corre por conta dessa pesca. O peixe pode atingir um comprimento, quando adulto, q costuma variar de dois a três metros e a pesar de 100 a 200 kg. Ele vive em lagos e rios afluentes, de águas claras, com temperaturas que variam de 24° a 37°C.
VOTAÇÃO:
O mascote ainda não tem nome e a organização do Campeonato Paraense decidiu lançar uma votação aberta ao torcedor. No site do Portal Cultura, as pessoas poderão mandar sugestões que combinem com a força das torcidas, a história dos clubes, a preservação da natureza e da tradição do Parazão.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar