
O Paysandu anunciou que irá promover uma série de eventos em prol da causa animal. Por meio de parceria com o Projeto Peludinhos, da Universidade Federal do Pará (UFPA), o clube vai estimular a adoção de cães e gatos junto à File Bicolor. A primeira ação será antes da partida desta quarta-feira (16), contra o Itupiranga, pela sexta rodada do Parazão 2022: os atletas da equipe bicolor vão a campo com pets do abrigo que estão à espera de um lar.
Com retornos, Paysandu está pronto para encarar Itupiranga
“Não trabalhamos com resgate, apenas com animais que nasceram no espaço ou foram abandonados. A filosofia do projeto é a dignidade animal, então nós alimentamos diariamente todos os animais, os que vivem livres e os que vivem dentro de um espaço de recolhimento. Todos recebem nossos cuidados e a saúde deles é monitorada”, explica a professora Elizabete Pires, coordenadora do projeto, que já existe há mais de 20 anos.

As atividades são realizadas por voluntários. O Peludinhos possui um abrigo dentro do principal campus da UFPA, localizado no bairro do Guamá. Os cães e gatos que estão com o grupo e recebem atendimento frequente de veterinários, que fazem intervenções quando há necessidade de cuidados, internação, cirurgia, tratamento para câncer, entre outros.
“A nossa finalidade também é diminuir a população de animais aqui dentro. Por isso que nós fazemos feiras de adoção de animais. Tão logo eles estejam aptos, bem de saúde, nós os colocamos para adoção. E é muito importante que aconteça essa adoção não só para que eles tenham um lar, uma referência afetiva, que esse é outro ponto importante, não apenas a saúde física, mas a saúde emocional desse animal, e com isso diminuir os riscos de adoecimento e que também eles não fiquem esquecidos. Infelizmente alguns fecham seu ciclo conosco. Temos muitos animais idosos, cuidamos deles até os últimos momentos, com toda assistência e amor possível, dentro daquilo que eles precisam”, reforça a voluntária.

O projeto sobrevive de doações da sociedade civil. A luta diária dos colaboradores, segundo Elizabete Pires, é por ração, material de limpeza, medicamentos, consultas e exames. Todos os animais que vão entrar em campo com os jogadores estão disponíveis para adoção. Quem tiver interesse pode entrar em contato direto com o projeto Peludinhos através do número (91) 991753009 ou pelo perfil @projetopeludinhosufpa no Instagram.
“São esses doadores que nos ajudam, que promovem a sobrevivência deles. Nós somos apenas intermediários e voluntários que ficam aqui todos os dias até tarde da noite cuidando deles, para que tenham oportunidades, assim como qualquer outro animal que tem um lar”, finaliza a coordenadora.
No início deste ano, o Paysandu acolheu alguns gatos que apareceram no Banpará Curuzu e se instalaram pelas dependências do estádio. Diariamente, os gatinhos são alimentados por funcionários do clube. Todos já passaram por vermifugação. Posteriormente, novamente em parceria com o projeto Peludinhos, o clube vai promover uma feira de adoção de animais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar