O Campeonato Paraense terá a sua definição neste sábado (26), definindo a classificação, rebaixamento, cruzamento de mata-mata e projeções para a disputa das quartas de final do certame, após o encerramento da 8ª e última rodada da fase classificatória da competição, em jogos simultâneos a partir das 15h30.
Das 12 equipes divididas em três chaves neste primeiro momento, somente duas estão tranquilas em seus respectivos duelos, as duas do Grupo A: Paysandu e Águia de Marabá estão assegurados na fase seguinte do Parazão, na primeira e segunda colocação, respectivamente, sem chance de serem incomodadas em tais colocações. No mais, todas as agremiações restantes vão com tudo rumo à vitória.
No quesito classificação, oito equipes vão brigar por quatro vagas diretas. No Grupo B, todos os integrantes possuem chance de ir além no campeonato, já que a diferença do primeiro ao quarto colocado é de apenas um ponto. Por outro lado, todas as quatro equipes possuem a mesma chance de serem rebaixadas, caso tropecem neste desfecho do Parazão.
+ LEIA TAMBÉM: Veja cenários para última rodada do Campeonato Paraense
No Grupo C, o que mais sofreu reviravolta de dois jogos para cá, a situação também segue indefinida. A liderança segue dividida entre o Caeté, revelação da competição, com o Clube do Remo, ambos com 13 pontos, dois a mais que o Independente, com 11 pontos. O Castanhal segue na lanterna com 10 pontos.
Matematicamente, sete equipes brigam para escapar do rebaixamento na rodada deste sábado (26). Dentre as mais aperreadas estão o Amazônia Independente, no Grupo A, que precisa vencer, tirar saldo de gols, além de secar; e o Itupiranga, no Grupo B, que também precisa seguir a mesma fórmula e acabar com uma sequência ruim recente. Confira abaixo a situação e a melhor combinação para cada equipe por grupo, no desenrolar deste final da fase de grupos do Campeonato Paraense.
FIQUE POR DENTRO!
OS JOGOS
Paragominas x Tapajós
Bragantino x Independente
Amazônia x Itupiranga
Tuna x Caeté
Castanhal x Paysandu
Remo x Águia
GRUPO A
- Paysandu: embalado na competição, o Papão é dono da melhor campanha geral do certame e o primeiro garantido na segunda fase.
- Águia: a situação do Azulão é similar à do Papão. Classificado e sem correr risco, a equipe pode aproveitar para testar o time.
- Paragominas: na terceira posição, o Jacaré possui chances remotas de rebaixamento e de classificação, neste caso, como um dos dois melhores terceiros colocados. O time teria que vencer o seu compromisso e secar o Itupiranga e o Bragantino.
- Amazônia: dono da pior campanha do certame, a equipe precisa de um verdadeiro milagre para escapar do rebaixamento, hoje, sua única meta. Para isso, tem de vencer a sua partida, fazer saldo, e secar o Paragominas, Itupiranga e Bragantino.
GRUPO B
- Tapajós: na ponta da chave, mas por questões de saldo, a situação do Boto é idêntica ao dos concorrentes do grupo no que se refere a seguir na competição e evitar riscos de cair. Precisa vencer, fazer saldo e secar todos os demais concorrentes do grupo.
- Tuna: encaminhada na competição, a Lusa vacilou na reta final. Como consequência: combinação na rodada para seguir firme. Precisa vencer, fazersaldo e secar os demais concorrentes do grupo.
- Bragantino: com um retrospecto nada agradável, o Braga precisa de uma reação se quiser escapar do descenso ou seguir vivo no Parazão. É vencer, fazer saldo e secar os demais concorrentes do grupo.
- Itupiranga: equipe que mais preocupa da chave, por possuir o pior saldo de gols do certame e o declínio mais chamativo. Assim, a equipe precisa se impor, vencerfazer saldo e secar os demais concorrentes do grupo.
GRUPO C
- Caeté: sensação do certame, o novato está a um passo de garantir a sua classificação na chave mais complicada até aqui. Precisavencer ou empatar e secar oRemo e o Independente.
- Remo: um dos favoritos, o time entra na rodada final precisando vencer para garantir sem susto a classificação. Precisa vencer ou empatar e secar o Caeté e o Independente.
- Independente: com uma boa pontuação, o time pode garantir classificação à segunda fase até mesmo com empate como um dos dois melhores 3º colocados, caso não alcance a vaga direta, apesarde este ser o objetivo. É vencer e secar o Remo e o Caeté ouempatar e secar o Castanhal.
- Castanhal: a três pontos do líder, o Castanhal, mesmo na quarta posição, possui chances reais de seguir adiante na competição. Precisa vencer e secar todos os concorrentes do grupo, especialmente o Galo Elétrico.
E MAIS - veja os bastidores da vitória do Santos na Copa do Brasil
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar