
Os simpatizantes do remo, um dos esportes mais antigos praticados no Pará, têm hoje um domingo especial, com a realização da primeira prova do Campeonato Paraense de Remo, competição cujo calendário prevê mais quatro regatas, com o seu final previsto para meados de novembro. A abertura da competição, promovida pela Federação Paraense de Remo (Fepar), que tem à frente o advogado Luciel Caxiado, conta com 12 provas, assim como as baterias seguintes do campeonato. A disputa de hoje acontece, como de praxe na baía do Guajará, a partir das 8h20, com a previsão de encerramento ocorrendo às 11h40.
A primeira prova do dia será entre as remadoras na categoria Master C Feminina e a última, fechando a manhã de regata, será entre os atletas do Masculino Sênior no 8 com timoneiro. O campeonato conta com a participação de Paysandu, Tuna Luso, Guajará e Clube do Remo, sendo que este último não estará na disputa de abertura da competição. Os azulinos, explica Caxiado, estão inscritos no campeonato, podendo participar das demais provas. “Essa é uma decisão interna, que cabe ao próprio Clube do Remo, que pagou a taxa de inscrição como os demais”, informou o presidente.
Eleições da FPF tem mais uma polêmica
Inicialmente, a Fepar cogitou de realizar a regata de hoje na Estação das Docas, mas acabou desistindo em função do local apresentar muro de arrimo, que provoca o choque das ondas e pode provocar o naufrágio das embarcações, trazendo prejuízo aos clubes. “Como no Ver-o-Rio não existe muro, com as ondas morrendo naturalmente na areia, não existe esse perigo, daí a decisão de fazer do local o ponto de chegada das provas”, explicou o dirigente. A largada das provas acontecerá do Igarapé do Una, distante cerca de dois mil metros do Ver-o-Rio.
Antes do começo do evento, que conta com a logística da Capitania dos Portos, Sespa e Corpo de Bombeiros, entre outras instituições públicas, a Fepar fará a entrega do Troféu Boto Marciel Morais, eleito o melhor treinador do remo paraense na temporada de 2021. A competição conta com o suporte do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer e Companhia das Docas do Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar