Diário Online
Edição do dia
Edição do dia
Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$
LAMENTÁVEL!

CBF diz que "briga" na FPF fez Belém perder jogo da Seleção

A partida entre Brasil e Argentina deveria acontecer em Belém, na reabertura do Mangueirão. Porém, a CBF detalhou que as irregularidades na FPF inviabilizaram a vistoria no estádio.

terça-feira, 21/06/2022, 18:44 - Atualizado em 21/06/2022, 18:47 - Autor: Magno Fernandes

Google News

Obras no estádio Mangueirão seguem em andamento.
Obras no estádio Mangueirão seguem em andamento. | Reprodução

A Federação Paraense de Futebol (FPF) segue sem ter uma definição sobre quando será realizada a eleição presidencial. O processo eleitoral está atrasado desde o dia 28 de dezembro de 2021. Até o momento, já foram marcadas quatro datas para que as eleições fossem realizadas, porém, não aconteceram. Por conta disso, o futebol paraense sofreu mais um revés, envolvendo a vinda da Seleção Brasileira para o jogo de reabertura do estádio Mangueirão.

Após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definir o local do clássico sul-americano, entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, conforme informação divulgada pelo narrador Galvão Bueno, no programa Bem Amigos, da TV Globo - e que deverá ser confirmado oficialmente no site da entidade, nesta quarta-feira (22) - em nota, a entidade confirmou os motivos que levaram a entidade escolher a Arena Itaquerão, em São Paulo, e não o "Colosso do Benguí", em Belém.

De acordo com documento encaminhado ao Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, o principal problema para que a vistoria que seria realizada na principal praça de esportes dos paraenses, prevista para acontecer no último dia 14 de julho, no qual foi cancelada pela própria entidade nacional, foi o imbróglio nas eleições da Federação Paraense de Futebol (FPF), que segue sendo comandada de maneira interina por Graciete Maués. 

"A razão deste cancelamento reside no fato de que a Federação Paraense de Futebol (FPF), que é a entidade regional de administração responsável no estado do Pará, não se encontra regular perante a CBF, uma vez que ainda não foram realizadas as eleições, no prazo estipulado no estatutos da FPF, para provimento dos cargos de presidente, vice-presidentes e membros do Conselho Fiscal", detalha o documento que é assinado pelo presidente da CBF, Edinaldo Rodrigues. 

Vale ressaltar que as eleições estão agendadas para o dia 29 de junho, mesmo a entidade paraense contrariando a decisão judicial determinada pelo Tribunal de Justiça (TJ-PA), no qual exigiu a participação dos 127 votantes iniciais do colégio eleitoral, que abrange clubes profissionais, amadores e ligas esportivas. Porém, 79 instituições foram chamadas para Assembleia Geral.

Diante disso, ainda conforme o comunicado enviado pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol ao governador Helder Barbalho, enquanto não houver uma definição sobre o próximo presidente (cujo o pleito tem sido disputado através dos candidatos Ricardo Gluck Paul e Paulo Romano), que ficará no cargo até final de 2025, a Federação Paraense de Futebol seguirá irregular, perante a entidade nacional. 

"Sendo assim, como ainda não houve o preenchimento dos cargos diretivos da FPF por meio de eleições devidamente convocadas e realizadas, a entidade local não se encontra regular perante a CBF, o que, nos termos de nosso regulamento, inviabiliza a inspeção a ser realizada, que deveria contar com a participação efetiva de membros da federação local, devidamente constituídos", afirmou.

Procurada pela reportagem do DOL, até o momento, a presidente interina da Federação Paraense de Futebol (FPF), Graciete Maués, ainda não se manifestou com relação aos questionamentos citados.  

CONFIRA OS DOCUMENTOS NA ÍNTEGRA

 

| Reprodução: CBF
 

 

| Reprodução: CBF
 

 

| Reprodução: CBF
  

/Obras no estádio Mangueirão seguem em andamento.
Obras no estádio Mangueirão seguem em andamento. | Reprodução
Obras no estádio Mangueirão seguem em andamento. | Reprodução
Obras no estádio Mangueirão seguem em andamento. | Reprodução
Obras no estádio Mangueirão seguem em andamento. | Reprodução
Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS