Natural de Cametá, no nordeste paraense, o paratleta Luís Fernando Barros de Sousa, de 19 anos, nasceu com uma má formação congênita em seus braços e em uma de suas pernas. Ou seja, ele não tem as mãos e possui apenas uma perna. Como todo brasileiro, ele passou a amar o futebol e não deixou que suas limitações físicas o impedisse de praticar o que mais ama: ser goleiro
Nos Jogos de Verão 2022 cametaense, ele vestiu a camisa do Esporte Clube Cametá e foi destaque da competição com grandes defesas, o que automaticamente chamou atenção do público e da impressa. Segundo Luís Fernando, o esporte teve um grande impacto na sua vida, ainda mais sendo uma pessoa com necessidades especiais.
“Nasci em Cametá, mas eu vivi e cresci no interior chamado Umarizal. Vim para Cametá aos 10 anos e atualmente sou morador do Bairro Castanhal. Desde pequeno, eu sempre gostei do mundo do esporte. Quando eu era criança sempre gostava de atuar no gol, esse sempre foi meu forte. Eu sinto muito orgulho de mim agora, pois lembro de tudo que já passei. Foram tantas coisas difíceis que às vezes é difícil acreditar no que está acontecendo, tendo essa repercussão e reconhecimento. O esporte mudou minha vida”, contou emocionado.
“Meus amigos sempre foram acolhedores e compreensivos, sempre agradeço muito por isso. Até agora, nunca sofri preconceito. Como eu sempre digo, não tenho ídolo, tenho inspirações, que são meus pais. Meu maior sonho é poder transformar a vida deles, dar uma vida de rei e rainha para eles. A minha felicidade é ver eles bem. Quero me tornar um grande jogador, com minha simplicidade e sorriso no rosto, irei à luta para atingir os meus objetivos”, ressaltou.
Apesar de toda alegria ao falar sobre sua superação nas quadras de futsal e campos de areia em Cametá, o jovem paraense precisa enfrentar mais algumas barreiras para seguir sonhando. Vivendo uma vida simples com os pais, ele ainda não possui condições financeiras de comprar próteses, o que facilitaria sua locomoção e até mesmo seu desempenho no futebol.
“Só Deus sabe o quanto gostaria de ter minhas próteses. Até agora, têm umas pessoas me ajudando nisso, mas ainda não conseguimos o valor. As próteses seriam mais que um sonho, infelizmente a minha família não possui condições, conto com ajuda dos meus amigos e das pessoas que me admiram”, revelou o jovem.
Para ajudar o paratleta cametaense o Oka Restô e Pub está iniciando uma campanha de Ação Solidária, onde você pode ajudar com qualquer valor:
Nome: Leonardo Martins Cabral do Nascimento
PIX: 05241389318
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar