Berço de duas potências gigantescas esportivas, no caso Clube do Remo e Paysandu, com torcidas que dispensam comentários, o estado do Pará, contudo, é um reduto de paixão no geral no que se refere ao esporte, ao abraçar bandeiras de outros eixos e com o sentimento de mesmo apego. Não à toa, é natural observar em diversos cantos na capital paraense, empreendimentos em homenagem ao clube do coração.
E foi nessa pegada, que no último dia 9 de agosto, foi inaugurada uma verdadeira abrigada rubro-negra em Belém, com a inauguração do Ninho do Urubu, bar com a temática exclusiva do Flamengo, situado na Travessa Barão do Triunfo com Avenida Antônio Everdosa, no bairro da Pedreira.
Estilizado em seu ambiente interno e externo, com homenagem aos ídolos atuais e antigos do Mengão, como é o caso do centroavante Gabriel Barbosa, o Gabigol, e de Zico, símbolo máximo da agremiação em campo, cada detalhe do local é uma referência em aproximar o torcedor ao time, com a cor preta e vermelha na pintura, assoalho em estilo gramado e ilustrações nas paredes com as arquibancadas lotadas do estádio Maracanã em dias de jogos do time.
O empreendimento foi idealizado pelo radialista e jornalista Paulo Fernando, de 52 anos, cronista conhecido do torcedor local pela sua opinião contundente com o esporte paraense e pelo amor acalorado pelo ‘Fla’. Para quem duvida do sentimento, o empresário explicou no seu tempo de garoto o elo entre torcedor e clube. “Eu venho de uma família que é tricolor (Fluminense), acompanhava os jogos, mas só que teve um problema, eu vi o Zico jogar, ser o dono do Maracanã. Vi o grande Flamengo de 1981. Eu sempre tive esse sonho, e como sou um milagre de Deus, decidi colocá-lo em prática”, explicou.
MAIOR TORCIDA
De acordo com pesquisa recente do O Globo/Ipec, a torcida do Flamengo é a maior do Brasil e Belém aparece como um dos grandes pólos de torcida. Nesse sentido, com o ideal de unir cada rubro-negro, Paulo Fernando destacou. “Em dias de jogo do time você via um torcedor ir para um lugar e, outros, para outro. Agora o flamenguista tem um lugar para chamar de seu e fazer de arquibancada”, disse, ao completar. “Temos o espaço do visitante, também. O respeito prevalece, porque futebol é união acima de tudo”, completou.
POR TODO O CANTO
A presença esportiva no Estado é tão grande, que abrange locais desde espaços naturais, como bares, até os mais inusitados, como é o caso de suítes em um motel localizado no bairro do Jurunas, em Belém.
om temática azulina e bicolor, a gerência do local destacou que a procura é grande, em clima até de competição para quem se faz mais presente.
Outro local é o tradicional Bar do Tuna, em referência à Águia Guerreira, localizado na Rua Antônio Barreto, no Bairro Umarizal.
Com uma águia no centro da entrada, o bar e boteco é todo estilizado na cor verde e com troféus em alusão à Lusa paraense.
O Clube do Remo possuía até pouco tempo dois empreendimentos: o Espaço Azulino, um bar que contava com barbearia e espaço para tatuagem na Avenida Almirante Wandenkolk, e o Rei da Amazônia, restaurante inaugurado no final do ano passado, na Brás de Aguiar. Ambos, porém, fecharam as portas.
BOA SACADA
Na quarta-feira passada (17), o Ninho do Urubu em Belém contou com mais uma noite de sucesso. Na partida da volta válida pelas quartas de final da Copa do Brasil, os torcedores lotaram o local ao parar a rua para celebrar a classificação do time após vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR. Na oportunidade, a presença de personalidades ilustres que vieram direto do Rio de Janeiro para prestigiar os parceiros de longa data.
Leonardo Lobato, conhecido como Léo da Raça Fla, elogiou o local, que faz jus à grandeza do Mengão, conforme sua avaliação. “Eu sou flamenguista desde a barriga da minha mãe e sempre queríamos algo assim, uma casa para o flamenguista. O Ninho do Urubu caiu como um presente, por causa de um momento muito bom do time que vai ajudar a impulsionar. Somos a maior torcida do planeta e vamos demonstrar isso no Ninho”, celebrou.
Xererê da Imperatriz, presente no local, também comemorou. “Foi uma conversa que nós tivemos com o ‘Bad Boy’ (Paulo Fernando) em ter que homenagear o nosso Mengão, somos torcedores apaixonados e, assim como nós, tem outros milhares. O fruto é isso aqui: casa lotada, todos felizes e com muito gosto em acompanhar. A gente manda essas notícias daqui para o Rio de Janeiro e as pessoas ficam maravilhadas”, disse o ilustre torcedor.
NO BAR
Apesar do bar temático do Flamengo como carro-chefe, Paulo Fernando reforça que o local será palco também para outra paixão em comum do povo paraense: o samba. Em breve será lançada a escola de samba do Ninho, com programação no pré-réveillon e o Baile Vermelho e Preto.
“O Ninho do Urubu é amizade. É futebol, samba, alegria, com som dos embaixadores do samba paraense, Fernando Gogó de Ouro e Andrezinho. Vamos lançar o sócio para deixar cada um bem informado”, disse, ao reiterar que os detalhes serão colocados na página oficial no Instagram @ninhodourubuoficial.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar