Nascido no Pará e ídolo do Corinthians-SP, o ex-jogador Sócrates será lembrado por uma das principais revistas de futebol do mundo.
Nesta quarta-feira (21), a revista France Football decidiu homenagear o ex-jogador com o “prêmio Sócrates”, que premia jogadores envolvidos com ações sociais ou de solidariedade.
O júri que irá apontar o vencedor da premiação será formado por um grupo especializado convidado pela organização do evento, entre eles, o irmão de Sócrates, o ex-jogador Raí.
A decisão da FIFA de escolher o nome Sócrates para o prêmio se deu no envolvimento do então camisa oito da seleção e do Corinthians com as causas sociais do Brasil nos anos 80, como por exemplo, a democracia Corintiana, movimento que pedia o voto direto nas urnas.
Sinal amarelo: Neymar sai machucado em treino da seleção
A nova premiação fará parte da cerimônia da Bola de Ouro, prêmio dado ao melhor jogador do mundo pela FIFA. Além desta, outra premiação também fará parte dos homenageados: o prêmio Gerd Muller, em alusão ao artilheiro da temporada.
Nascido em Belém no dia 19 de fevereiro de 1954, Sócrates chegou a residir na cidade de Capitão Poço, nordeste do Pará quando ainda criança foi morar em Ribeirão Preto (SP), com os seus pais. Faleceu em 4 de dezembro de 2011, vítima de câncer, e do jeito que queria: morrer no dia em que o Corinthians fosse campeão - já que no mesmo dia o Timão conquistou o pentacampeonato no Brasileirão.
Além do Timão, Sócrates fez sucesso na seleção brasileira onde foi um dos poucos jogadores que nasceu no Pará a jogar uma Copa do Mundo. Atuou em 82 e 86, com belas jogadas e gols de bela feitura.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar