O Paysandu publicou, no início da noite desta segunda-feira (3), nas redes sociais digitais, uma mensagem e uma imagem referentes ao Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), que teve as informações atualizadas no último dia 30 de setembro, a taxa de mortalidade por câncer de mama no Brasil, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020. Essa é a primeira causa de morte das mulheres em todas as regiões do país, com exceção do norte, onde o câncer do colo do útero é quem ocupa o topo.
De acordo com pesquisas de 2022, os maiores percentuais na mortalidade proporcional por câncer de mama foram os do Sudeste (17,2%) e Centro-Oeste (16,8%), seguidos pelo Nordeste (15,6%) e Sul (15,5%). A fica com 13,6% dos casos. A mortalidade aumenta progressivamente conforme a faixa etária, conforme você pode ver na imagem abaixo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar