A paraense Larissa Pacheco literalmente fez história ao superar a ‘intocável’ Kayla Harrison na luta principal da PFL 10 Final, evento que definiu os campeões do torneio, na noite desta sexta-feira (25), em Nova York (EUA). O triunfo aconteceu na decisão unânime dos juízes, após 25 minutos de confronto equilibrado. Além do cinturão, Larissa recebe o cheque de US$1 milhão (cerca de R$5,3 milhões).
Depois da performance convincente, Pacheco vence a primeira diante de Harrison. Anteriormente, a brasileira acumulava dois tropeços diante da antiga campeã. Aposta para o futuro do MMA feminino, Kayla amargou a primeira derrota na carreira. Antes do confronto contra Larissa, a norte-americana defendia a marca de 15 triunfos em sequência.
CONGRATULATIONS TO THE 2022 PFL WOMEN’S LIGHTWEIGHT WORLD CHAMPION @pachecolarissa_!!!!#PFLWorldChampionship pic.twitter.com/QxOXZyYQSK
— PFL (@PFLMMA) November 26, 2022
A luta
O confronto começou com Harrison arriscando um chute baixo nos segundos iniciais. A brasileira economizava nos ataques e esperava o melhor momento para golpear. Com pouco mais de um minuto, Kayla conseguiu a primeira queda e passou a tentar as transições. Por cima, a campeã administrava a vantagem, enquanto a tupiniquim apenas se protegia. Nos segundos finais, a norte-americana se afastou e agredia a brasileira, ainda caída, com chutes na base. Perto de acabar a etapa, Kayla chegou às costas, ensaiou um mata-leão, mas não havia mais tempo.
No segundo assalto, a brasileira desequilibrou a norte-americana com um chute baixo logo no início. Após o bom momento da tupiniquim, Harrison encurtou e passou a pressionar a adversária no clinch, nas grades. Depois de insistência, Kayla conseguiu derrubar, mas Larissa acabou ficando por cima em posição de vantagem. Harrison conseguiu ficar de pé e voltou a pressionar Pacheco perto das grades. Nos segundos finais, Larissa surpreendeu a norte-americana com uma sequência de diretos. Em desvantagem na trocação, Harrison levou o embate para o chão e buscava a finalização, mas o cronômetro zerou.
Larissa Pacheco just defeated Kayla Harrison by unanimous decision in @PFLMMA
— Bloody Elbow (@BloodyElbow) November 26, 2022
Will Ali Abdelaziz leave MMA now? pic.twitter.com/dmP9aDRSWC
O terceiro round começou com Kayla buscando a queda logo no início. Pacheco se protegia, mas a técnica da campeã acabou sobressaindo. Por baixo, Larissa lançava socos de baixo para cima, enquanto Harrison administrava o resultado. Quase na metade da etapa, Pacheco encaixou um triângulo e tentava surpreender a norte-americana. Após o susto, Kayla conseguiu sair da posição e voltou a pressionar a brasileira. Por cima, a norte-americana conseguiu a montada e ensaiava um katagatame. A etapa acabou com a campeã golpeando no ground and pound.
No quarto assalto, Harrison agrediu primeiro, com um overhand limpo no rosto da brasileira. Larissa respondeu na mesma moeda e caminhava em direção à campeã. Ainda no primeiro minuto, Pacheco foi derrubada e Kayla seguiu em posição de vantagem. Perto do minuto final, Pacheco conseguiu ficar de pé, mas Harrison seguia ‘grudada’ à oponente. Nos segundos finais, as lutadoras ficaram de pé, mas a norte-americana voltou para a luta agarrada, até que o gongo soou.
As lutadoras começaram o último round medindo forças no centro do decágono. Ainda no primeiro minuto, Harrison partiu para a luta agarrada e pressionava a brasileira contra as grades. Larissa reverteu a posição, mas Kayla surpreendeu com uma queda. Na metade da etapa, Harrison seguia ‘colada’ à perna direita da brasileira, buscando colocar as costas da adversária no chão. Pacheco respondia com socos e tentava intimidar a campeã. Quase no minuto final, Harrison voltou a ter vantagem e conseguiu ficar por cima na lona. O round acabou com Harrison administrando a posição.
Larissa Pacheco... YOU ARE WORLD CHAMPION!#PFLWorldChampionship pic.twitter.com/AIJORSkGle
— PFL (@PFLMMA) November 26, 2022
Resultados da PFL Finais 2022
CARD PRINCIPAL
Peso leve (até 70,3kg.): Larissa Pacheco derrotou Kayla Harrison na decisão unânime dos juízes (48-47, 48-47, 48-47) – Luta pelo cinturão
Peso pena (até 65,7kg.): Brendan Loughnane derrotou Bubba Jenkins por nocaute técnico a 2m38s do R4 – Luta pelo cinturão
Peso pesado (até 120,2kg:): Ante Delija derrotou Matheus Buffa por nocaute técnico (socos) aos 2m50s do R1 – Luta pelo cinturão
Peso pena (até 65,7kg.): Aspen Ladd derrotou Julia Budd na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso leve (até 70,3kg.): Olivier Aubin-Mercier derrotou Stevie Ray com um nocaute a 4m40s do R2- Luta pelo cinturão
Peso meio-médio (até 77kg.): Sadibou Sy derrotou Dilano Taylor na decisão unânime dos juízes (49-46, 49-26, 49-26) – Luta pelo cinturão
Peso meio-pesado (até 93kg.): Omari Akhmedov derrotou Rob Wilkinson por nocaute técnico a 5m do R2- Luta pelo cinturão
CARD PRELIMINAR
Peso pena (até 65,7kg.): Sheymon Moraes derrotou Marlon Moraes por nocaute técnico (socos) aos 58s do R3
Peso leve (até 70,3kg.): Natan Schulte finalizou Jeremy Stephens com um katagatame a 1m32s do R2
Peso meio-médio (até 77kg.): Magomed Magomedkerimov derrotou Gleison Tibau na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso mosca (até 56,7kg.): Dakota Ditcheva derrotou Katherine Corogenes por nocaute aos 4m20s do R1
Peso leve (até 70,3kg.): Biaggio Ali Walsh derrotou Tom Graesser por nocaute aos 45s do R1
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar