
Seja na realidade ou nas redes sociais, o Paysandu Sport Club é o centro de atenção e de homenagens durante o dia. O grande Papão da Curuzu comemora sua fundação, ocorrida lá no começo do século 20 por homens que, na época, desafiaram a sociedade belenense.Nesta quinta-feira (2), o Paysandu faz aniversário de 109 anos com uma multidão de torcedores apaixonados e espalhados por todo o mundo. Para marcar a data, haverá festa no Estádio da Curuzu e na sede social do clube,
Na origem do Paysandu, há um fato curioso, que hoje pode causar algum incômodo em torcedores mais radicais atualmente. Mas a verdade é que no comecinho da história do alviceleste paraense também há um "leão": o Papão nasceu da fusão de desportistas da época, em sua maioria do Nort Club, (Time Negra), em dezembro de 1913. O grupo era liderado por Hugo de Abreu Leão, autor da famosa frase que marcou o início da história. “Vou fundar um clube para vencer o Grupo do Remo”, em referência a agremiação azulina.

Escolhido para iniciar os trabalhos da fundação do novo clube, Hugo realizou o encontro na casa de outra figura importante na história do Paysandu e que também tinha "Leão" no nome: Abelardo de Leão Conduru, que foi senador do Pará e prefeito de Belém. O então jornalista na época residia na rua Pariquis nº22, entre Apinagés e São Matheus (atual Padre Eutíquio).

Criado o novo clube, o Paysandu Foot-Ball Club teve no dia 10 de fevereiro de 1914, a escolha do seu primeiro presidente: Deodoro de Mendonça, que foi deputado federal pelo Estado, residia onde hoje é a Avenida Braz de Aguiar e foi escolhido para ser o primeiro mandatário da história bicolor.

Anos mais tarde, o Leão acabou virando o símbolo do maior rival, o Remo, mas nem isso foi capaz de impedir uma proeza na história: durante a campanha do título da Série B de 2001, o atacante do Paysandu Albertinho vestiu a camisa do Paysandu na estátua do Leão Azul, no Estádio Evandro Almeida, em jogo contra a Tuna Luso. O fato rende provocações até o dia de hoje.
Com políticos e sua origem baseada no ideal do esporte, o Paysandu resiste ao tempo com glórias e vitórias marcantes no futebol, tendo o maior número de títulos estaduais (49); dois títulos brasileiros da Série B; Copa Norte, Copa dos Campeões e o tricampeonato da Copa Verde.
E MAIS
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar