Com o tema “A Inclusão Feminina no Futebol”, foi realizado o segundo bate bola do Troféu Camisa 13, nesta segunda-feira (27), no auditório do Grupo RBA, em Belém. O evento contou com a presença de dirigentes, torcedoras, jornalistas, universitários e esportistas em geral.
A presidente do Conselho Deliberativo do Paysandu, Ieda Almeida, foi uma da convidadas, Ela destacou a importância feminina nos estádios e nos clubes do Pará. “Esses eventos têm uma importância muito grande para conscientizar e que as mulheres percebam que podem chegar a um lugar no clube, de ter o poder de decisão. Em 2014, eu era a única mulher conselheira do Paysandu. Atualmente, o Paysandu possui sete mulheres no conselho deliberativo do clube, um grande avanço e isso demonstra que tendo reconhecimento, as mulheres podem participar”, garante.
Pelo Clube do Remo, a convidada foi Áurea Diniz, diretora do departamento feminino do Leão Azul, grupo que cuida da presença feminina em qualquer evento que o clube esteja presente. “Estamos presentes nas modalidades e apoiando as torcidas, as funcionárias e dirigentes. Hoje, o Remo possui cinco mulheres que são diretoras, um avanço muito grande, em relação aos últimos anos".
A mesa teve como mediadora a jornalista esportiva e apresentadora do programa Camisa 13, Paula Marrocos, que ressalta a presença da mulher no âmbito esportivo, desde os clubes até no próprio jornalismo esportivo. “A questão da mulher no esporte envolve técnica, jogadora, torcedora, jornalista. A mulher está inserida e eventos como este, a gente leva essa realidade para o debate para que outras mulheres possam ter acesso a esta realidade e ter oportunidade".
Organizador do Troféu Camisa 13, o jornalista Zaire Filho destaca o tema que se torna abrangente, principalmente em ano que o futebol realiza o Mundial Feminino, previsto para ocorrer na Nova Zelândia, no meio do ano.
“Você encontra a mulher em vários âmbitos, desde as comissões técnicas aos departamentos sociais. O tema é muito abrangente em ter essas mulheres presentes e elas estão preenchendo os seus espaços, o que é muito bom para o esporte e para a sociedade”, finaliza.
E MAIS
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar