Dentro do futebol, nem toda vitória pode ser considerada um sinal de que tudo está bem, e nem toda derrota significa que a "terra está arrasada", mas a necessidade de constante melhora e evolução faz com que as equipes busquem soluções para melhorar o desempenho nas competições que disputam.
A principal competição no calendário de Clube do Remo e Paysandu, que é a Série C do Campeonato Brasileiro, já começou. Jogando dentro de seus domínios, os bicolores conquistaram importante vitória de virada contra a Aparecidense-GO, por 2 x 1. Por outro lado, atuando fora de Belém, os azulinos foram derrotados para o São Bernardo-SP, pelo placar de 3 x 1.
Se formos observar a classificação com o fechamento da rodada inicial, iremos ver o Papão entre os quatro primeiros colocados, e o Leão na última colocação. Porém, tais situações são motivos para comemorações e lamentos? Muito ainda precisa ser ajustado? O rendimento dos times preocupa o torcedor?
Leia também:
Paysandu vence de virada a Aparecidense na estreia da Série C
Remo é derrotado pelo São Bernardo na estreia da Série C
Com insucessos na Copa do Brasil e Campeonato Paraense, no qual sequer chegou a decisão da competição, o Paysandu precisava dar uma resposta imediata ao seu torcedor. Entre mudanças de comando técnico e dispensas de atletas, a performance apresentada foi longe do ideal, mas a necessidade de voltar a vencer era maior.
Com nítida carência no setor de meio-campo - e isso gera a necessidade do clube buscar um substituto para Ricardinho na criação das jogadas - o fator individual novamente prevaleceu, sobretudo com os atacantes Vinicius Leite e Mário Sérgio (que chega a 14 gols marcados no ano), mesmo com o gol de pênalti polêmico, o time foi objetivo quando precisou.
"O Paysandu é grande e tem que mirar o título" diz técnico
Tendo apresentado uma campanha a qual vem sendo considerada regular, devido boas apresentações no Parazão - onde é um dos finalistas, ao lado do Águia de Marabá - e Copa do Brasil, existia uma expectativa muito grande em torno da estreia do Clube do Remo na terceira divisão nacional.
E por falar em Copa do Brasil, o mesmo apagão sofrido nos minutos iniciais pelos azulinos contra o Corinthians, novamente foi visto na partida de estreia na Série C. Facilmente envolvido em boa parte do jogo devido da qualidade técnica adversária, o Leão até apresentou toque de bola envolvente, mas sem efetividade em suas conclusões, exceto o belo gol do estreante Kevin.
"O diferencial foi o aproveitamento", diz técnico do Remo
Na próxima rodada, Papão e Leão farão caminhos inversos na tabela. Desta vez, os bicolores irão até Florianópolis para enfrentar o Figueirense-SC, já sob o comando técnico de Marquinhos Santos. Os azulinos irão buscar reabilitação dentro de Belém diante do Botafogo-PB e esperam fator torcida ser o diferencial para a conquista da primeira vitória.
Com o ambiente mais favorável em função da vitória conquistada, é de se esperar um Paysandu mais determinado e focado na busca de mais pontos, conforme pontou o novo treinador. Já o Clube do Remo é necessário mais inspiração de seus principais jogadores e concentração ainda mais elevada na disputa nacional, para que os erros não sejam repetidos.
Campeonato Paraense e até mesmo Copa Verde são bem diferentes de Campeonato Brasileiro da Série C. Para que o principal objetivo de ambos, que é o sonhado retorno à Segundona venha a ser conquistado, Leão e Papão precisam entender que o nível de exigência passa a ser maior e quem falhar menos terá mais êxito no final. O sarrafo aumentou.
CONFIRA TAMBÉM AS ANÁLISES DE CLÁUDIO GUIMARÃES, GUILHERME GUERREIRO E RUI GUIMARÃES, DA RÁDIO CLUBE DO PARÁ, SOBRE AS ESTREIAS DE LEÃO E PAPÃO
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar