O Baenão é um palco histórico do futebol paraense. Foi lá que o Clube do Remo se sagrou campeão estadual pela última vez em casa, em 1977, diante do seu arquirrival, o Paysandu. Na ocasião, o Leão Azul empatou em 0 a 0, após ter vencido o primeiro duelo por 2 a 0, na Curuzu, com gols de Mego e Bira. A conquista iniciou uma sequência de três títulos consecutivos (1977, 78 e 79).
Depois disso, o Remo só conquistou títulos jogando no Mangueirão ou fora de casa, como no Parazão 2022, quando a partida de volta contra o maior rival foi disputada na Curuzu.
LEIA TAMBÉM:
FPF confirma Clube do Remo e Águia de Marabá no Baenão
Vídeo: Clube do Remo chega a Belém com protestos e revolta
Depois de 46 anos, o Baenão voltará a receber uma finalíssima de Campeonato Paraense. O Remo enfrentará o Águia de Marabá na próxima sexta-feira, às 20h, precisando de uma vitória por dois gols de diferença para conquistar o seu 48º título estadual. O Azulão, por seu turno, só precisa de um empate pór qualquer placar, após ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0. Um triunfo remista por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.
A última vez em que o Baenão foi palco de uma decisão de competição oficial foi em dezembro de 2021, quando o Remo derrotou o Vila Nova-GO nos pênaltis e conquistou a Copa Verde pela primeira vez.
O Baenão é um dos estádios mais antigos do Brasil, inaugurado em 1917. Ele passou por uma reforma que durou quase dez anos e foi reaberto em 2019. Desde então, o Remo tem feito boas campanhas em casa, com destaque para o acesso à Série B do Brasileirão em 2020.
APOSTA NO "FENÔMENO AZUL"
Ao levar a final do Parazão 2023 para o Baenão, a diretoria remista espera contar com a força do "Fenômeno Azul" para conquistar a 48ª taça estadual.
No entanto, o momento da equipe não inspira muita confiança na torcida azulina. Não só pelo revés sofrido na primeira partida da final, mas principalmente pelo péssimo início de Série C do Brasileiro, competição na qual acumula quatro derrotas em quatro rodadas, ocupando o último lugar na tabela de classificação.
Em virtude dessa má fase, o técnico Marcelo Cabo foi demitido e a delegação azulina foi recebida com protestos e muitas cobranças pela torcida, no desembarque em Belém, na noite da última terça-feira (23).
VEJA MAIS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar