O primeiro dia de disputas do Brasil Tennis Classic, em Belém, reservou surpresas do início da manhã até o pôr do sol na disputa do qualifying na Assembleia Paraense. Para começar, os dois jogadores de melhor ranking já deram adeus nesta segunda, o que é um indicativo de um torneio fortíssimo pela frente. O evento da série M15 faz parte do circuito ITF World Tennis Tour e distribui US$ 15 mil (R$ 73,5 mil na cotação atual), além de pontos para o ranking da ATP.
Ontem, 16 jogos movimentaram o público paraense que compareceu em ótimo número para a espécie de ‘aquecimento’ para a chave principal, que tem início hoje (15) à tarde. Nove representantes do Brasil se classificaram para a rodada final e precisam de mais um triunfo para avançar ao quadro em Belém.
No começo do dia, o gaúcho Gustavo Giudici protagonizou a primeira grande zebra do qualifying. Sob forte calor de 35ºC, o convidado de 25 anos derrotou o britânico Elbert Barr, terceiro favorito, por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/4 e 10-0 em pouco mais de 1h30. “Não tenho palavras para descrever a sensação. Tive que dar tudo hoje na quadra, porque está muito quente. Percebi que ele estava cansado também, então fui até o fim. Fiz uma excelente segunda metade de jogo e é bom demais vencer em casa”, comemorou Giudici.
Horas depois, Luís Britto e João Vitor Ceolin, cabeças 1 e 2 do qualifying, respectivamente, deram adeus ao Brasil Tennis Classic. Em jogos praticamente simultâneos na AP, Britto caiu, de virada, para o chileno Diego Ortiz Gamonal, enquanto que Ceolin foi surpreendido por outro convidado abusado.
Agraciado com um wild card, o santista Lucas Andrade da Silva segurou a ansiedade de atuar em seu primeiro torneio profissional e desbancou o 2º favorito no quali com parciais de 1/6, 6/3 e 10-5. A rodada também foi boa para o experiente Gabriel Tumasonis. Cabeça 4 da fase prévia, o paulista de 27 anos não tomou conhecimento do argentino Valentin Greco por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3.
TERÇA QUENTE
Hoje, a partir das 10h, a rodada começa com os jogos da rodada final do qualifying. O início da chave principal está programado para 14h com seis partidas.
O brasiliense Gilbert Klier, segundo favorito ao título, faz sua estreia na quadra central diante do argentino Sean Hess. Cabeça 3, o paranaense Fernando Yamacita encerra os trabalhos, às 18h, diante do também portenho Lautaro Agustin Corthey.
E mais...
Paraenses entram em quadra amanhã (16)
Para marcar a volta do tênis mundial a Belém após nove anos, dois tenistas da capital paraense foram agraciados com wildcards para a chave principal: Eduardo Lima e David Martins.
Aos 17 anos, Lima já vem se destacando no circuito nacional de torneios juvenis. Foi campeão do Açaí Bowl, torneio que reúne os melhores jogadores da região Norte, e se sagrou vencedor de simples e duplas das etapas de Maceió e Salvador, no Farol da Barra e Senhor do Bonfim, do circuito Rota do Sol, na categoria 16 anos. “Estou animado por poder jogar em casa. Sei que é uma experiência única, então vou dar meu melhor até o último ponto”, declara Lima, que treina hoje no Rio de Janeiro.
Doze anos mais velho, David Martins deu suas primeiras raquetadas com quatro anos e jogou torneios juvenis até os 17 anos, quando decidiu parar por conta própria. Aos 26, então, retornou à modalidade e hoje é o melhor tenista paraense na Classe A. “Este será meu primeiro torneio profissional da ITF. Tenho certeza que será uma aventura essa experiência, mas estou treinando bastante aqui na Assembleia”, diz Martins.
Brasil Tennis Classic
Onde: Assembleia Paraense
Data: até o dia 20
Entrada Gratuita: Você pode baixar o ingresso pelo endereço abaixo para ter acesso ao complexo do evento. Basta apresentar o QR Code que estará no seu celular
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar