plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
"FUTEBOL, PRETO NO BRANCO"

Movimento feminino promove debate contra racismo no futebol

Em alusão ao Mês da Consciência Negra, seminário realizado pelo Movimento Feminino de Arquibancada (MFA), em Belém, debate a situação de jogadores negros e jogadoras negras, preconceito racial e discriminação de gênero no esporte

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Movimento feminino promove debate contra racismo no futebol camera Jogadores do Remo participam de campanha contra o racismo no futebol durante o Parazão 2023. | Samara Miranda/Clube do Remo

Você já se perguntou como é ser um jogador negro ou jogadora negra de futebol no Brasil? Como eles enfrentam o racismo e o machismo que ainda persistem nesse esporte tão popular?

Essas são algumas das questões que serão discutidas no seminário "Futebol, preto no branco: a inserção dos jogadores de origem negra no futebol brasileiro", organizado pelo Movimento Feminino de Arquibancada (MFA), nesta quinta-feira (30), às 18h, no auditório do IOEPA, em Belém.

CONTEÚDO RELACIONADO

O evento faz parte das ações do Mês da Consciência Negra, que são realizadas ao longo de novembro, e terá a presença de convidadas especiais, como a coordenadora antirracista de Belém, Elza Rodrigues, a co-vereadora da cidade, Kamilla Sastre, e a jornalista esportiva Rita Ribeiro.

Quer saber mais notícias de Esportes? Acesse nosso canal no WhatsApp.

Elas irão compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre a história e a situação atual dos jogadores negros no futebol brasileiro, abordando temas como preconceito racial, discriminação de gênero e inclusão social.

O objetivo do evento é sensibilizar o público sobre a importância de combater o racismo e o machismo no futebol, não apenas nas campanhas publicitárias dos clubes, mas também nas atitudes cotidianas dos torcedores e torcedoras.

DA TEORIA PARA A PRÁTICA

Vanessa Egla, presidente interina do MFA Norte, destaca que o grupo, que já tem uma atuação forte contra o machismo nas arquibancadas, quer ampliar sua militância para a luta antirracista, levando as discussões do seminário para o campo.

Jogadores do Remo participam de campanha contra o racismo no futebol durante o Parazão 2023.
📷 Jogadores do Remo participam de campanha contra o racismo no futebol durante o Parazão 2023. |Samara Miranda/Clube do Remo

"Não queremos ficar só na teoria, queremos colocar em prática. O futebol é um espaço de manifestação cultural e política, e nós queremos que ele seja um espaço de respeito e diversidade", afirmou Vanessa.

O seminário é gratuito e aberto a todos os interessados. Para participar, basta comparecer ao local no horário marcado. Não perca essa oportunidade de aprender mais sobre o futebol, preto no branco.

VEJA MAIS:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Pará

    Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias