Em todos os locais, a mulher precisa de segurança e apoio. Diante disso, os estádios de futebol no Pará vão contar com proteção especial para elas.
Isso porque entra em vigor a partir desta quarta-feira (14), a Delegacia de Atendimento à Mulher nas praças esportivas do estado. A medida visa combater diversos crimes praticados contra o sexo feminino, inclusive os estádios de futebol.
O processo de criação da DEAM nos estádios foi possível devido a uma estatística: a presença de torcedoras nas praças esportivas do Pará vem aumentando significativamente, nos últimos anos, em especial após o período da pandemia da covid-19.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Graciete Maués destaca importância da mulher no futebol
- Diretoria da Mulher do Paysandu se encontra com ministra
- Mulheres ainda lutam contra o machismo no futebol
“A DEAM nos estádios foi criada de forma inovadora para garantir a segurança das mulheres paraenses, que frequentam espaços esportivos. Foram realizadas reuniões com os clubes e desenvolvidas estratégias de prevenção e repressão à violência. São realizadas ações de distribuição de material educativo, conversas com os torcedores e torcedoras, presença ostensiva em ambos os lados do estádio”, explica a titular da Diretoria de Atendimento à Grupo Vulneráveis (DAV), delegada Ariane Melo.
De acordo com Ariane, qualquer mulher que se sentir importunada deve procurar imediatamente uma autoridade policial e será feito todos os procedimentos cabíveis, ainda no local.
Quer saber mais de Esporte? Acesse o canal do DOL no Whatsapp
“A mulher que se sentir importunada deve acionar a Delegacia que fica no lado B do Mangueirão ou deve informar o fato a qualquer policial, civil ou militar, que esteja no estádio e então será encaminhada para ser acolhida pelo atendimento especializado, onde os fatos serão devidamente investigados. No espaço é possível registrar boletins de ocorrência, além de realizar procedimentos de prisão em flagrante dos agressores envolvidos”, finaliza.
Paysandu e Clube do Remo também vão adequar os seus estádios para auxiliar no trabalho da Polícia e garantir a segurança de suas torcedoras, em dias de jogos.
E MAIS
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar