A escolha de Gustavo Morínigo como o novo comandante do Clube do Remo não foi aleatória. Aos 47 anos, o técnico paraguaio se encaixa perfeitamente no perfil desejado pela nova diretoria do Leão Azul. A expectativa é que sua carreira marcada por passagens relevantes e conquistas expressivas possa impulsionar o time azulino na busca por uma reação na temporada 2024.
Morínigo, que deve chegar a Belém na próxima terça-feira (5), ao lado de seu auxiliar-técnico Diosnel Burgos e do preparador físico Luís Gonzalo, se encaixa no perfil desejado pela diretoria do Remo, com passagens pela seleção de base do Paraguai e destaque em clubes sul-americanos como Nacional e Libertad, além de passagens exitosas por brasileiros como o Coritiba e o Ceará.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Clube do Remo anuncia gringo como novo treinador
- Morinigo pode imprimir novo estilo de jogo ao Clube do Remo
- Clube do Remo mira em técnico paraguaio para assumir o time
Morínigo, além de sua passagem pela seleção de base do Paraguai, teve um papel crucial ao levar o Nacional à final da Libertadores de 2014, enfrentando o San Lorenzo. Sua habilidade técnica e visão estratégica não passaram despercebidas, resultando em três anos consecutivos como o melhor treinador paraguaio.
Quer saber notícias do Clube do Remo? Acesse nosso canal no WhatsApp.
O treinador também esteve à frente do Libertad, participando da Libertadores e agregando mais experiência ao seu vasto currículo. Sua habilidade em lidar com jovens reveções das categorias de base tanto em clubes como em seleções, chamou a atenção do mercado brasileiro, e, em 2021, ele acabou sendo contratado pelo Coritiba, onde fez um bom trabalho e conduziu o time ao acesso da Série A do Campeonato Brasileiro.
TRAJETÓRIA NO FUTEBOL BRASILEIRO
Morínigo dirigiu o Coxa na maior parte do Brasileirão de 2022, mas acabou demitido após uma derrota diante do Atlético-MG, no Couto Pereira, pela 22ª rodada da competição. No final daquele ano, no entanto, ele acertou sua contratação pelo Ceará.
Em 2023, à frente do Alvinegro de Porangabuçu, Gustavo Morínigo conduziu a equipe às finais do Campeonato Cearense, no qual foi vice-campeão, e da Copa do Nordeste, vencendo o primeiro jogo antes de ser demitido. No Ceará, acumulou 24 jogos, com 14 vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Sua saída foi motivada pelo início complicado na Série B 2023, somando duas derrotas.
Após uma passagem pelo Avaí em 2023, sem conseguir uma vitória em nove partidas, Morínigo assume o desafio de comandar o Remo, que busca destaque no Campeonato Paraense, Copa Verde e Série C. O Leão Azul, eliminado da Copa do Brasil 2024 pelo Porto Velho, conta com a experiência do paraguaio para mudar sua trajetória na temporada.
VALORIZAÇÃO DA BASE
No início da carreira como treinador, Gustavo Morínigo atuou nas categorias de base do Nacional, no Paraguai, onde aplicou a metodologia de "recrutar" novos valores em todo o país, moldando jogadores desde os estágios iniciais de suas carreiras.
Antes de assumir a equipe profissional do Nacional em 2012, Morínigo treinou as categorias sub-17 e sub-19 da seleção paraguaia por três temporadas. Sua passagem foi marcada por sucessos, classificando a seleção para os Mundiais da Índia e Brasil, alcançando as oitavas e quartas de final, respectivamente.
NEGOCIAÇÃO DIFÍCIL
A contratação foi conduzida pelo exectutivo de futebol Sérgio Papellin, contando com a participação ativa da diretoria azulina, especialmente do presidente Antônio Carlos Teixeira, o Tonhão. No entanto, as tratativas não foram das mais fáceis. Pelo contrário.
Somente após algumas idas e vindas, em virtude da diferença entre os valores pretendidos pelo profissonal e os que o clube estava disposto a pagar, as duas partes finalmente chegaram a um acordo financeiro e fecharam negócio.
VEJA MAIS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar