No cenário esportivo global, poucas modalidades têm a capacidade de cativar e inspirar tanto quanto aquelas voltadas para os Jogos Paralímpicos. Enquanto o público em geral muitas vezes se concentra em grandes eventos, como as Olimpíadas tradicionais, existe um universo de superação e dedicação nos esportes adaptados que merece igual destaque. É nesse contexto que se insere o goalball, modalidade específica para deficientes visuais, que traz ao palco mundial atletas que transcendem não só barreiras físicas, mas também emocionais e sociais.
Um exemplo claro desse espírito é a seleção brasileira masculina de goalball, cuja trajetória recente em competições internacionais fala por si só. E não foi diferente nas Paralimpíadas de Paris 2024. Nesta quinta-feira (5), a equipe brasileira garantiu a medalha de bronze ao derrotar a China por 5 a 3 na Arena Paris 6, em uma partida marcada pelo talento de Leomon Moreno, que balançou a rede três vezes. A vitória assegurou o quarto pódio consecutivo do time nas Paralimpíadas, após o ouro em Tóquio (2020), o bronze no Rio de Janeiro (2016) e a prata em Londres (2012).
CONTEÚDO RELACIONADO
- Paraense de Curionopolis, Fernanda Yara é ouro
- Bartolomeu Chaves conquista prata heróica nos 400m T37
- Após conquistar 3 ouros, Gabrielzinho tem nova meta em Paris
O ala/pivô Leomon Moreno foi o grande nome do confronto, com três gols decisivos. O paraense Parazinho também brilhou ao marcar dois gols, consolidando a vitória da equipe brasileira. O Brasil entrou em Paris como uma das grandes promessas de ouro, respaldado por seu histórico de conquistas, incluindo três títulos mundiais e o ouro paralímpico em Tóquio.
Quer mais notícias das Paralimpíadas de Paris? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Um dos destaques dessa campanha é Josemarcio da Silva, mais conhecido como Parazinho, que nasceu com distrofia no nervo óptico. Natural do Pará, Parazinho se apaixonou pelo goalball por influência de seu irmão, e desde sua primeira convocação para a seleção brasileira em 2013, coleciona títulos e medalhas, incluindo o ouro em Tóquio 2020 e o bronze no Rio 2016.
Com um currículo impressionante, Parazinho é bicampeão mundial e tricampeão dos Jogos Parapan-Americanos, além de acumular conquistas em campeonatos regionais e juvenis. A trajetória do paraense reafirma sua importância para a equipe e seu papel essencial nas campanhas de sucesso do goalball brasileiro.
VEJA MAIS
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar