Belém começa a respirar os ares da COP 30. Restando 399 dias para o início do maior evento climático do mundo na capital paraense, a cidade também pode ver o nome ser escolhido como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027.
Na última sexta-feira (4), uma delegação da FIFA, entidade máxima do futebol mundial, visitou o Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, para conhecer as instalações do local que é candidato a receber jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027.
Conteúdo Relacionado:
A maior competição mundial do futebol feminino será realizada no Brasil pela primeira vez, e contará com pelo menos oito sedes em todo o país. A lista final com as cidades escolhidas pela entidade para receber os jogos será divulgada em 2025.
“Estamos muito ansiosos para trazer o torneio pela primeira vez para a América do Sul e, em particular, para o Brasil. Nossa equipe de especialistas técnicos analisará e avaliará os estádios do ponto de vista operacional, incluindo como o estádio é administrado atualmente, a infraestrutura existente e os espaços disponíveis. Examinaremos, em detalhes, a configuração técnica e tecnológica, as áreas de venda de ingresso, hospitalidade e o sistema de transporte”, disse Rhiannon Martin, chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da FIFAdiretora da Copa do Mundo Feminina da FIFA.
Legado
De acordo com Rhiannon Martin, além do estádio, a FIFA também avaliará o impacto que a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 pode trazer para as comunidades locais.
“Outro aspecto importante é entender como as cidades usariam a Copa do Mundo Feminina da FIFA para causar impacto positivo em suas comunidades locais e, em particular, para incentivar meninas e mulheres a se envolverem com o futebol", destaca a diretora.
Esta também é uma preocupação da Federação Paraense de Futebol, que investe na modalidade: com o apoio do governo do Pará, a quantidade de jogos femininos no estado saltou de 35 em 2021 para mais de 200 no ano de 2024.
“Tivemos a oportunidade de apresentar à FIFA a ascensão do futebol feminino no Estado do Pará, que cresceu 700% nos últimos 3 anos, saltando de uma competição com 35 jogos em 2021 para oito competições com mais de 200 jogos em 2024. Além disso, todo o trabalho com a arbitragem feminina tem alcançado excelentes resultados nacionais. Tenho a convicção de que este trabalho será reconhecido e coroado”, disse Ricardo Gluck Paul, presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF).
A secretária de Esporte e Lazer, Ana Paula Alves, também reforçou o interesse e o compromisso do estado com a realização de uma competição internacional de seleções no estado do Pará.
“Estou emocionada em ver a nossa cidade sendo uma das prováveis sedes da Copa do Mundo Feminina da FIFA. Todos nós queremos a realização, é muito importante para todas as meninas e mulheres do esporte paraense, que amam futebol. Hoje apresentamos o que temos de melhor, e vejo que todos saíram felizes com o que viram”, pondera Ana Paula.
O Estádio Olímpico do Pará foi completamente reformado nos últimos dois anos para se adequar ao padrão exigido por entidades internacionais - em setembro de 2023 a praça esportiva recebeu um jogo das eliminatórias da Copa do Mundo 2026, quando a seleção canarinho goleou a Bolívia por 5 a 1.
Por conta dessa reconstrução recente, o estádio foi elogiado pela FIFA.
“A infraestrutura está pronta, mas essas visitas são uma oportunidade de mostrar à FIFA os muitos outros benefícios de sediar a Copa do Mundo em cada cidade - do ponto de vista esportivo, é claro, mas também em termos de impacto social na comunidade, aspectos sociais e intercâmbio cultural. Nosso objetivo é que a FIFA saia dessa inspeção confiante de que o Brasil será o palco perfeito para as melhores jogadoras do mundo brilharem em 2027”, revela a gerente da fase de planejamento da Copa do Mundo, Valesca Araújo.
Partida
Após a visita ao estádio, a comitiva da FIFA pode conhecer na prática o resultado dos investimentos no futebol feminino no Pará, acompanhando uma partida no Esportivo da Juventude (CEJU), que fica ao lado do Mangueirão.
A partida entre Tiradentes e Paysandu, válida pelo Campeonato Paraense Feminino Sub-20, terminou com placar de 1 a 1.
Após o jogo, membros da comitiva da FIFA, jogadoras e equipes de arbitragem tiveram um momento de descontração, conversando sobre futebol e registrando o encontro entre as atletas e os representantes da entidade máxima da modalidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar