Definir datas para campeonatos estaduais, nacionais e internacionais é fundamental para o planejamento do ano esportivo entre os clubes e atletas. No que se trata do futebol masculino, o calendário de 2025 já foi definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O mesmo, porém, não pode ser dito sobre o futebol feminino no Brasil.
De acordo com a ESPN, a CBF ainda não entrou em contato com os clubes para definir o calendário dos campeonatos femininos. Isso inclui as séries A1, A2 E A3, atrasando o planejamento anual de clubes como Remo, Paysandu (atualmente ambos na série A2) e Tuna, que disputará a série A3.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Paysandu "peneira" jogadoras para o futebol feminino
- Tuna vence e conquista título do Parazão Feminino 2024
Em nota divulgada em dezembro, a CBF informou que enviou ofício aos clubes para agendar uma reunião, ainda sem data confirmada, no início de janeiro em que definiria mudanças no formato dos campeonatos e aumento o número de times participantes, o que ainda não ocorreu.
Um novo posicionamento da entidade é aguardado por clubes e federações estaduais.
Quer mais notícias de esporte? Acesse nosso canal no WhatsApp
LEIA A NOTA DA CBF NA ÍNTEGRA:
"A CBF aguardou o inicio do ano para promover uma ampla discussão sobre o calendário do futebol feminino de 2025.
O encontro inédito comandado pelo presidente Ednaldo Rodrigues vai reunir os representantes de todos os clubes que disputam as 3 divisões do futebol feminino.
A CBF pretende conduzir o processo de forma democrática, sem imposições e ouvindo todas as reivindicações.
O crescimento do futebol feminino é uma das prioridades da atual gestão, que conseguiu trazer para o Brasil a próxima Copa do Mundo, que será disputada em 2027.
Na próxima temporada, a CBF vai ampliar os seus investimentos nas três divisões, criar novas competições e também aumentar os investimentos na base para formar novos talentos.
A entidade respeita a opinião de todos os representantes dos clubes, faz questão de ouvi-los e acredita que esse inédito debate vai construir avanços significativos para o futebol feminino, que a cada ano cresce mais."
Competições podem começar em fevereiro
Procuradas pelo DOL, fontes da Federação Paraense de Futebol (FPF) confirmaram que a instituição ainda aguarda o posicionamento da CBF para que o calendário estadual seja ajustado de forma que não prejudique os times que irão disputar as séries A2 e A3.
Foi sinalizada também uma reunião para a próxima sexta-feira (17) com os clubes femininos para debater as datas e ajustar detalhes das competições. A expectativa é que até segunda-feira (20) o calendário seja definido no Pará.
Circulam também informações de que o início das competições seja em fevereiro, com a Copa Pará Feminino Adulto e a Copa Pará Feminino Sub-20.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar