
O ginásio da Universidade do Estado do Pará (UEPA) será palco, neste domingo (18), da Copa Pará de Jiu-Jitsu, um dos principais eventos da modalidade no estado. A competição, que terá início às 8h30 e se estenderá durante todo o dia, contará com a participação de oito atletas da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), sob orientação do professor Ygor Sousa.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Portel retoma tradição esportiva com I Circuito de Vôlei de Praia no Marajó
- Remo e Paysandu dominam TC 13 com mais de 2 milhões de votos
Os militares, todos alunos do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), vêm se preparando intensamente para a disputa. Eles treinam semanalmente no dojô da instituição, onde desenvolvem técnicas, resistência e disciplina, conciliando o rigor da vida acadêmica e militar com os desafios das artes marciais.
Os atletas da equipe do professor Ygor terão suas lutas iniciadas a partir das 17h. Eles disputarão nas faixas branca e azul, em categorias que vão do peso leve ao superpesado.
Confira os nomes dos competidores:
- Bernardo Paim Muniz – Faixa branca, 73kg, 2º ano, curso de Náutica
- Pedro Victor Mendes Soares – Faixa branca, 82kg, 3º ano, curso de Náutica
- Eduardo Jonatha Sousa do Carmo – Faixa azul, 97kg, 3º ano, curso de Náutica
- Thales Araújo – Faixa azul, 80kg, 2º ano, curso de Náutica
- Cauã Rocha Bonfim – Faixa branca, 82kg, 3º ano, curso de Náutica
- Alisson L. de O. Basílio – Faixa azul, 74,6kg, 2º ano, curso de Náutica
- Guilherme da Silva Santos – Faixa branca, 74,5kg, 3º ano, curso de Máquinas
- Francisco Virgílio Melo da Silva Filho – Faixa branca, 72kg, 3º ano, curso de Náutica
Segundo o professor Ygor Sousa, a participação dos alunos da EFOMM em competições como essa reforça não apenas o aspecto técnico do jiu-jítsu, mas também valores essenciais à formação de oficiais.
“A preparação desses atletas vai além do tatame. É uma construção diária de disciplina, foco e superação, que reflete diretamente na postura profissional e pessoal de cada um deles”, destaca o mestre Ygor.
A presença da equipe no torneio representa mais um passo na integração entre esporte e formação militar, valorizando a prática esportiva como ferramenta de desenvolvimento humano e profissional.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar