
Conhecida por ser um dos grandes polos na revelação de atletas para o futebol do Pará e demais equipes do Brasil, a cidade de Castanhal irá receber pela terceira vez a edição do Torneio Amazon Cup de Base. Com os jogos sendo disputados no Complexo do Centro Esportivo do Castanhal Esporte Clube e mais alguns campos na cidade, a competição visa revelar novos talentos para as categorias de base e contará com a participação de aproximadamente 2.700 atletas que irão atuar por diversas equipes/escolas de base nos mais diversos clubes de todas as regiões do país.
Já consolidada como uma referência no cenário esportivo de categorias de base, a Amazon Cup de 2025 terá 120 times, com representantes e observadores renomados e que se destacam em clubes da Série A do Campeonato Brasileiro de profissionais. Conforme divulgado pela tabela, o evento já terá início nesta quinta-feira (3) e se estenderá até o domingo (6), distribuídos nas categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16, com confrontos realizados em 13 campos simultâneos na cidade.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Segundinha entra na reta decisiva com início das quartas de final
- Tuna embala na Série D e pode garantir vaga antecipada
- Rony e Pikachu aproveitam pausa na Série A para descanso no Pará
Em contato com o DOL, o organizador da Amazon Cup, Alex Goés, destacou o crescimento do torneio ao longo dos anos, que tem sido turbinado pela participação dos grandes clubes de futebol que aceitaram participar do evento. "Teremos representantes de todas as regiões do Brasil, seja com observadores, seja com times. Estamos aguardando 2.700 atletas em todas as categorias, exceto o sub-15, distribuídos em 120 times. Esse ano, o time de fora que irá jogar será o Corinthians-SP, mas observadores virão do Vitória-BA, Cruzeiro-MG, Flamengo-RJ, Fluminense-RJ, Goiás-GO, Grêmio-RS e Bahia-BA", disse.
A competição visa dar oportunidade para os jogadores de base em campo, também é uma grande "vitrine". Além da importância de começar cedo no futebol, Alex cita a relevância que o futebol de base tem na vida dos jovens, sobretudo os que estarão participando da competição. "A competição tem crescido a cada ano, a cidade está lotada desde a semana passada, a rede hoteleira já está fechada. Estamos sempre evoluindo, tanto que além do CT, iremos utilizar mais treze campos rodando a competição simultaneamente e a expectativa é de 8 a 10 mil pessoas prestigiando o torneio. Na primeira edição trouxemos apenas observadores com 63 equipes, em 2024, já subimos para 84 equipes entre elas Santos, Fluminense e Botafogo e esse ano ampliamos novamente com 120 equipes de Série A e Série B", informa.
VISIBILIDADE PARA UM FUTURO PROMISSOR
A expectativa é grande, tanto pelo nível técnico dos jovens atletas quanto pela visibilidade que o evento traz para o município e para os talentos locais. Tanto prova que as principais equipes do Pará, Clube do Remo, Paysandu, Tuna Luso Brasileira e outros clubes do estado, além do próprio time da cidade, que é o Castanhal, estarão com equipes em todas as categorias com altíssima visibilidade esperada. "Já tivemos atletas aprovados no Fluminense, Vitória, Grêmio, Santos, e outros clubes. Isso é dar oportunidade para essa molecada, ser vista, e dar sequência na carreira para quem sabe chegar até o nível profissional do futebol", concluiu Alex Goes.
Confira os times confirmados na edição 2025 da Amazon Cup: Estrelas do Amanhã (Belém), Os Escolhidos (Castanhal), Cruzeiro (Mosqueiro), Pedreira (Mosqueiro), Audax (Abaetetuba), Acará Clube (Acará), Escola G7 (Macapá-AP), Clube da Bola (Marabá), Santa Rosa (Castanhal), Vilinha (Belém), Leões Tucujús (Tucuruí), Academy (Macapá-AP), Mila (Imperatriz-MA), Butão (Macapá-AP), Personal (Belém), Santa Maria (Belém), Tuna Luso (Belém), C.D.M.I (Ananindeua), Craques do Futuro (Belém), Inter Academy (Belém), São Paulo (Manaus-AM), Preta Produções (São Miguel do Guamá), Fort (Tucuruí), RS (Paragominas), FPF (Castanhal), J9 (Santa Izabel), Pará Clube (Parauapebas), Independente (Tucuruí), MR (Macapá-AP), Ananindeua (Ananindeua), Esmac (Ananindeua), T10 (Belém), Talentus (Macapá-AP), Academia (Marabá), Capitão Poço (Capitão Poço), Paysandu (Belém), Castanhal (Castanhal), Clube do Remo (Belém), Amazonas (Manaus-AM) e Corinthians (São Paulo),
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar