O lutador Arthur Estevão, de 16 anos, segue consolidando seu nome na luta greco-romana, modalidade olímpica, ao conquistar o primeiro lugar na seletiva realizada no Rio de Janeiro, garantindo sua vaga para o Campeonato Sul-Americano de 2026.
O ano de 2025 marcou um ponto alto em sua carreira, com a coleção de títulos importantes que refletem a intensidade de seus treinos e a força de sua base, preparando-o para o torneio continental que será disputado em abril de 2026, no Panamá.
Arthur, que compete na categoria Juvenil, demonstrou consistência em 2025 ao sagrar-se campeão brasileiro pelas confederações, Interclubes e Confederação Brasileira de Wrestling, tanto na luta greco-romana quanto no Estilo Livre. Ele também conquistou o Pan-Americano e a Copa Petschan na Guatemala.
O atleta do Pará, que tem "pedigree" na luta greco-romana – seu pai, Iuri Estevão, foi um atleta de destaque com vários títulos brasileiros –, considera sua medalha de ouro no Pan-Americano sub-15 um marco após anos de esforço.
O atleta falou sobre a importância da conquista no Pan e seu foco atual:
“Olhar para esse ano repleto de conquistas, com a medalha no Pan, minha primeira e foi a medalha de ouro. Fiquei 3 anos martelando, batendo duro para tentar conquistar essa medalha de ouro. Sempre foi o sonho conquistar a medalha de ouro no campeonato sub-15. E no último ano, Deus abençoou. Agora o foco é o Sul-Americano, que vai reunir os melhores atletas do continente”, afirmou Arthur.
A vaga para o Sul-Americano de 2026, conquistada na seletiva no Rio de Janeiro, é vista como um passo crucial para o jovem, que sonha em disputar uma Olimpíada. A competição sul-americana, que ocorre a cada quatro anos, é fundamental para quem almeja os jogos olímpicos.
O treinador de Arthur comentou que a vaga é fruto de um ano de muita concentração e foco, e que o trabalho de base realizado é forte. Ele também detalhou a comunicação com o atleta e a qualidade da preparação.
“Muito treino, muita concentração. Ele focou bastante nos treinamentos e ouviu, mesmo com a distância, a gente conseguia se comunicar todo dia e nós íamos fazendo os últimos ajustes para a competição. E praticamente ele foi pra seleção permanente já formado, que a gente faz um trabalho de base muito forte desde o infantil, quando chega no sub15 para sub-17. Os nossos garotos já estão bem para competir internacionalmente”, disse o treinador.
Até o torneio no Panamá, que ocorrerá em abril, a preparação de Arthur será intensificada, com o objetivo de representar bem o Brasil e o Pará e subir ao pódio continental.
Arthur Estevão detalhou a próxima etapa de treinamentos. “Sul-Americanos é um é uma competição que acontece de quatro em 4 anos, se eu não me engano. É uma competição muito importante pra gente, que sonha no nas Olimpíadas”, disse ele. Em relação à rotina, ele acrescentou: “Vai ter uns seis dias de folgas aí devido Natal, Ano Novo e já intensificam no dia primeiro de janeiro, já estão voltando aos treinamentos".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar