A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira (24) o Ranking Nacional dos Clubes (RNC) e o Ranking Nacional das Federações (RNF) do futebol profissional masculino para a temporada 2026. As listas levam em conta o desempenho dos clubes nas principais competições nacionais nos últimos cinco anos, conforme a Convenção de Pontos da entidade.
Paraenses no Ranking Nacional de Clubes
Mesmo rebaixado para a Série C, o Paysandu segue como o clube paraense mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes. O Papão aparece na 35ª colocação, com 4.030 pontos.
Logo atrás, o Clube do Remo ocupa a 37ª posição, somando 3.764 pontos, mantendo-se entre os 40 melhores do país. O terceiro representante do Pará é o Águia de Marabá, que figura na 67ª colocação, com 1.437 pontos.
Conteúdo Relacionado:
- "Gustagolll": joia do Remo faz 5 gols em final e viraliza no futsal paraense
- Aos 8 anos, promessa do Remo sonha em dar "vida de princesa" à mãe
- Para não repetir erros, Paysandu mudará formato de premiações
A Tuna Luso Brasileira também aparece entre os 100 primeiros, ocupando a 87ª posição, com 978 pontos. Já o Castanhal surge na 170ª colocação, com 234 pontos, seguido pelo Cametá, em 178º, com 204 pontos.
Fechando a lista dos clubes paraenses citados no ranking, o Paragominas aparece na 226ª posição, com 63 pontos.
Federação Paraense no RNF
No Ranking Nacional das Federações, a Federação Paraense de Futebol (FPF) aparece na 12ª colocação, com 10.710 pontos. A posição da federação é determinante para a quantidade de vagas destinadas aos clubes do Estado em competições como a Copa do Brasil, Série D, Copa Verde e Copa do Nordeste.
Liderança nacional
No cenário nacional, o Flamengo lidera o Ranking Nacional dos Clubes pelo sexto ano consecutivo, com 16.314 pontos, seguido por Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG e São Paulo. Entre as federações, São Paulo segue na liderança, à frente de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
Para mais detalhes, acesse também a edição eletrônica do Diário do Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar