Após conquistar um ponto valioso no clássico paraense contra o Paysandu, o Águia de Marabá volta a jogar no Zinho Oliveira no próximo sábado (4), quando recebe o Salgueiro (PE). Apesar da campanha 100% nos jogos em casa e uma trajetória regular no Campeonato Brasileiro da Série C 2012 (5° colocado), o Azulão vem sofrendo com o pouco apoio que recebe da sua torcida. No último jogo, contra o Guarany (CE), tinha o mando de campo e reuniu apenas 811 pagantes.
Para saber o que está motivando o esvaziamento das arquibancadas do estádio marabaense, a reportagem ouviu torcida, diretoria e jogadores. Os horários das partidas, os preços dos ingressos, a manutenção do técnico por quatro anos e a concorrência com as praias estão entre os principais fatores, mas também tem quem acredite que o aguiano perdeu a confiança na equipe que ainda está devendo o título do Parazão e o acesso à Série B.
O empate na estreia da Série C com o Fortaleza foi considerado muito positivo pela equipe, mas não empolgou a torcida, que esteve em número de apenas 1.073 pagantes no duelo contra o Cuiabá (MT). Em casa, o Águia venceu, mas na sequência acabou tropeçando diante do Icasa e, na volta ao Zinho Oliveira para enfrentar o Guarany, reuniu apenas 811 pagantes. Quando joga em casa, o Azulão considera um bom público quando consegue ultrapassar os dois mil torcedores.
Torcedores do Águia relacionaram alguns dos fatores que contribuem para afastar o público do Zinho Oliveira. Para Matheus Fernando, o mês de julho tinha atrações que concorriam com os jogos, como é o caso das praias. Eduardo Bogaz acredita que o horário da partidas também influenciou, e, por ele, os jogos deveriam ser nas segundas à noite.
Nadson Oliveira lembra que existe um grupo de torcedores que não vai mais torcer para o Águia por causa do técnico João Galvão, que já está no cargo há quatro anos seguidos. Já o torcedor Neto Gilvan, acha que os valores dos ingressos estão altos e sugere que a diretoria baixe os preços para R$10 (geral) e R$20 (coberta), para atrair mais torcedores.
Outra opinião é de Amerson Gomes, que diz que os adversários do Águia não estão colaborando para atrair o público. Ele aposta que a casa vai lotar quando for jogo contra o Paysandu, Santa Cruz e Fortaleza.
A opinião de Renato Cardoso é mais dura. Ele acredita que a torcida azulina está desmotivada com a equipe, após passar mais um ano sem conquistar títulos. “Para fidelizar os seus torcedores o Águia precisa de títulos e isso ele ainda não tem. Não adianta ficar no quase e não ganhar sequer um título do Parazão. Chega uma hora que desmotiva acompanhar o time, pagar ingressos caros para ver sempre a mesma história no final”.
O volante Analdo reconhece que o time está em débito com a torcida, que cobra o título de campeão paraense e o acesso para a Série B. O jogador está afastado do gramado se recuperando de uma lesão muscular, acompanha a apreensão dos torcedores aguianos desde 2008.
“Estamos em débito com a torcida e essa também é uma cobrança nossa, mas pedimos mais uma vez a confiança dos torcedores, pois precisamos deles para conquistar o acesso à Série B”, pontua.
(BOLA)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar