A delegação paraense estreou muito bem na etapa de esportes coletivos das Olimpíadas Escolares. As equipes disputaram quatro modalidades – basquete, futsal, handebol e vôlei – e já garantiram classificação para a segunda rodada.
Nos jogos desta terça-feira (11), a equipe do basquete feminino do Colégio Santa Catarina de Sena, tetracampeã em Belém, venceu o Colégio La Salle, de Manaus, com um placar de 33 a 29. Nesta quarta feira (12), a mesma equipe joga contra a seleção de Alagoas, e se sair vitoriosa vai disputar uma vaga para a semifinal contra a seleção de Pernambuco. Segundo o técnico da equipe, Marcelo Aragão, muitos atletas estão participando pela primeira vez das Olimpíadas.
“Estamos otimistas, até mesmo pela colocação da equipe no Brasil, já que pertencemos à segunda divisão. Graças ao trabalho que temos feito em Belém tenho certeza que chegaremos ao pódio”, diz.
O Pará também saiu vitorioso com a equipe de futsal feminino do Colégio Madre Celeste, que empatou com o Colégio Marista do Paraná no tempo normal, e venceu por 8 a 7 nos pênaltis. O time masculino de futsal é da Escola Estadual Teresinha de Jesus, de Abaetetuba, e estreia nesta quarta feira (12), contra a seleção do Colégio Marcos Donadon, de Rondônia.
Os paraenses também avançaram no vôlei feminino e masculino. Os meninos do Colégio Moderno venceram a seleção do Colégio Arquidiocesano, do Sergipe, por 2 a 0. O time feminino do Colégio Impacto também fez o mesmo placar, contra o Colégio Pitágoras, de Minas Gerais.
As equipes que disputam os jogos coletivos foram classificadas em três divisões: a primeira, com os oito melhores times, a segunda, com outras oito equipes, e a terceira, com as demais delegações inscritas. O handebol paraense, que perdeu nas duas categorias nesse primeiro dia de competição, está entre as melhores seleções estudantis na primeira divisão. O futsal e o vôlei feminino também estão nessa classificação.
O vôlei e o basquete masculino formam a segunda divisão ao lado de outras seis seleções. “Estamos bastante otimistas com as meninas do futsal, que sempre foram destaque nos jogos estudantis. O vôlei e o basquete feminino também prometem medalhas. O Pará está muito bem representado nas olimpíadas graças ao esforço e dedicação dos nossos atletas”, ressalta o presidente da delegação paraense, Mauro Bitencourt.
Nesta quarta-feira (12), haverá a segunda rodada dos torneios coletivos das Olimpíadas Escolares 2012. O regulamento da competição contém algumas particularidades, como a obrigação de todos os jogadores inscritos participarem de pelo menos um quarto de jogo completo em todos os jogos. A regra vale para o basquete, futsal e handebol. No vôlei, as crianças são obrigadas a jogar um set inteiro. O regulamento oportuniza que todos os 2.387 alunos atletas que disputam os torneios tenham participação efetiva na competição.
(DOL, com informações da Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar