A manhã de domingo teve como atração para o aniversário de Castanhal o duelo entre o Japiim da Estrada e o Paysandu, no único duelo dos comandados de Dado Cavalcanti antes da estreia no Parazão. A maior parte dos cerca de três mil torcedores presentes era composta de bicolores, mas foram os aurinegros que fizeram a festa na vitória por 3 a 2 dos donos da casa, no estádio Maximino Porpino. Apesar do resultado frustrante, a maior parte da torcida bicolor entendeu o caráter de jogo-treino e relevou o revés, fazendo uma festa para alguns dos atletas que se apresentaram em bom nível, como, por exemplo, o veterano Vélber que reestreou nos gramados.
Com apenas um minuto e meio o Japiim abriu o placar com André, que invadiu a área e chutou para vencer Emerson, após passar com facilidade pela marcação. Curiosamente o atleta é pertencente as divisões de base do Paysandu e foi emprestado especialmente para o duelo.
Aos nove, os donos da casa aumentaram a vantagem através de Bruno Santa Maria, que chutou dividido com a defesa bicolor e viu a bola morrer no fundo das redes. Raphael Luz diminuiu o marcador após tentar duas vezes no mesmo lance, aos 22 minutos.
Antes, a partir dos 20, o Paysandu já dominava a disputa, jogando pelas laterais e utilizando trabalho de pivô de Leandro Cearense para as aparições surpresa de Celsinho e Raphael Luz.
Apesar do grande número de chances criadas, o time esbarrou nas grandes defesas de Paulo Henrique e falta de inspiração dos atacantes.
No segundo tempo, o Paysandu cresceu após as entradas de Betinho, Wanderson e Vélber, mas quem ampliou o placar foi o Castanhal. Pity, em cobrança de falta frontal desferiu chute perfeito marcando um golaço aos nove minutos.
Betinho, de cabeça, mandou para o fundo da redes cruzamento de Wanderson, aos 31, e deu números finais ao jogo.
DESTAQUES
A primeira apresentação do time bicolor com vistas à temporada 2016 mostrou alguns pecados sérios a serem corrigidos até a estreia do time no Parazão. A zaga bicolor, que enfrentou alguns problemas de posicionamento e movimentação, ficou muito exposta com a marcação pouco eficiente dos volantes Ricardo Capanema e Augusto Recife, mal posicionados e com muitas subidas ao ataque, e dos laterais. Raí ainda promoveu algum combate, mas Crystian jogou quase como um ala de tão ofensivo e deixou grande espaço nas suas costas.
Do meio para frente, Raphael Luz e Celsinho mostraram que podem ser úteis ao time, tanto como apoiadores, com chegadas ao ataque, quanto como meias que distribuem e lançam. Celsinho ainda não apresentou muita intensidade em campo, mas foi importante na bola parada e nas aproximações na entrada da área, com cruzamentos e alguns chutes perigosos. Leandro Cearense atuou mais como pivô e soube com inteligência criar chances para os companheiros, enquanto Fabinho já teve uma atuação mais apagada.
Dos atletas que entraram no decorrer do jogo, o destaque maior ficou para Marcelo Costa, excelente na visão de jogo, passes e, mesmo como segundo volante, nos chutes e bolas paradas. Vélber incendiou a torcida e mostrou uma vontade impressionante em campo.
Embora ainda não esteja nas melhores condições físicas, já mostrou que pode ser útil. O centroavante Betinho, atuou de uma forma diferente de Leandro, mais fixo a área, e se mostrou muito eficiente em prender a marcação e aparecer para o cabeceio. (T.A.)
(Taion Almeida/Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar