Um projeto que torna sonhos em realidade. Assim é a Sociedade Desportiva Paraense (SDP), um clube-empresa fundado em 2010, mais especificamente no dia 2 de janeiro, que tem por finalidade formar atletas nas categorias de base do futebol, sempre com o propósito de fazer deles futuros campeões e cidadãos do bem, por meio de profissionais especializados que empregam as mais avançadas teorias de práticas esportivas.
Hoje, a SDP tem 140 meninos que se dividem nos treinos e atividades no período da manhã e tarde, nas categorias sub- 13, sub-15, sub-17 e sub-20. Alguns atletas, que chegam do interior do Estado e até mesmo de cidades de fora do Pará, são acolhidos na Desportiva de forma integral, onde podem morar no alojamento do clube, que dá toda a estrutura necessária para o atleta. Cerca de nove meninos moram nos alojamentos do clube atualmente.
O centro de treinamento é composto por três campos, academia, refeitório, vestiário, quartos, e ônibus do próprio clube, entre outras estruturas. “Aqui nós damos todo o suporte e investimos neste atleta para que ele seja bem visto e desperte interesse em empresários de fora”, pontuou um dos diretores do clube, Elmar Saúde, lembrando que mesmo a Desportiva sendo um clube-empresa que tem a visão comercial já conquistou o Certificado de Clube Formador (CCF) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Nós somos o único clube no Norte a ter este certificado, o que significa que nós estamos cumprindo com os requisitos que a CBF impõe para que o clube ganhe este selo”, ressaltou.
A SDP tem muitos ‘olheiros’ em vários municípios do Estado que chegam a avaliar o desempenho do futuro campeão antes mesmo de ele pisar na sede da Desportiva. “Aqui nós acolhemos o melhor jogador, tanto é que quando um atleta chega aqui ele precisa vir de qualidade média para cima, porque chegam aqui vários olheiros de fora do Estado e até mesmo de fora do Brasil para negociar a ida dos atletas que estão aqui para fora”, frisou o presidente do clube, Pedro Crispino, ressaltando ainda os títulos que o clube ostenta. “Apesar de pouco tempo no mercado do futebol, a Desportiva já exibe vários títulos, incluindo a conquista prévia da vaga para representar o Estado na Copa São Paulo de 2017”.
Meninos de 21 anos vão para Ilha de Guadalupe
Ronaldo Barbosa Oliveira e Marcos Eurico Nascimento Rodrigues Junior. Os meninos de apenas 21 anos estão com as malas praticamente prontas para irem para a Ilha de Guadalupe, no Caribe Francês, onde vão passar a integrar o time da União Santa Rosa (que tem uma parceria com o clube Francês Montpellier).
Tudo começou quando um agente da Fifa, que já tinha levado um dos meninos da Desportiva há dois anos para a mesma cidade, se interessou também pela atuação em campo de Ronaldo e Marcos. “Esse agente nos pediu mais dois atletas emprestados, mas antes de finalizarmos as negociações o empresário do clube veio e depois mandou o técnico para avaliar os meninos aqui”, explicou Elmar Saúde.
Para Marcos, que iniciou a paixão pelo futebol aos seis anos de idade no Clube do Remo, onde passou por todas as categorias de base, a ida para Guadalupe não causa estranheza e nem ansiedade, apenas gratidão. “Já saí de Belém para ir para o sub. 20 do Ceará e sair de casa para ir morar em outro lugar não será tão difícil. A saudade a gente administra com a família, o importante agora é aprender direitinho o francês para não me enrolar tanto por lá”, ressaltou o garoto, que garante levar na bagagem as melhores lembranças da Desportiva, clube que o acolheu. “Quem me trouxe para a Desportiva foi o Walter Lima, porque já tinha trabalhado com ele em outro momento no Remo e daqui levo muitas coisas porque foi na Desportiva que aprendi a ser uma pessoa e um profissional melhor”.
Walter, o técnico da Desportiva que hoje está emprestado para o São Francisco sabia que o trabalho desenvolvido com o Marcos na SDP daria bons frutos. “A própria estrutura da Desportiva foi permitindo com que o Marcos fosse crescendo e hoje eu sinto muito orgulho”.
São Francisco foi beneficiado
Mesmo com pouco tempo no mercado do futebol, a Desportiva, por meio da visibilidade que ganhou através dos campeonatos locais e nacionais, despertou o interesse em um clube de Santarém após o Campeonato Paraense da segunda divisão no final de 2015, onde a SDP participou.
A diretoria do São Francisco negociou com os diretores da Desportiva a ida por empréstimo do técnico Walter Lima e mais seis jogadores que atuaram na fase principal do Campeonato Paraense de Futebol deste ano, que garantiu as vagas para a Série D do Brasileiro, onde atualmente somam cinco pontos na tabela do Grupo A2, e também a vaga Copa do Brasil de 2017. “Nós emprestamos o técnico e os seis jogadores porque nós sabemos que a visibilidade deles realizando uma competição estadual e depois nacional seria bem maior. Lá é uma vitrine para eles”, explicou Elmar Saúde.
Para o atual comandante do Leão Santareno, a aposta nos meninos da base da Desportiva no São Francisco rendeu ótimos frutos. “Deu muito certo trazer os jogadores para Santarém, porque nós ganhamos a vaga na Série D do Brasileiro e ainda uma vaga na Copa do Brasil”, pontuou Walter. “Isso significa que nós tivemos ótimos resultados diante do trabalho que é feito e tudo isso graças à estrutura que a Desportiva nos dá”, ressaltou.
Os jogadores que são da Desportiva e estão no São Francisco são o zagueiro Douglas, 21, o volante Juninho, 20, os meias Samuel, e Andrey, ambos de 21 anos, e os laterais Andrelino e Guilherme, ambos 22.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar