plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Paraense conquista prata na bocha

A bocha é uma das modalidades esportivas que aliam, principalmente, técnica e estratégia dos competidores. Ela é praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. O Pará teve um bom representante na modalidade nos Jo

twitter Google News

A bocha é uma das modalidades esportivas que aliam, principalmente, técnica e estratégia dos competidores. Ela é praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. O Pará teve um bom representante na modalidade nos Jogos Escolares, realizados em São Paulo. Luís Gustavo Aleixo, de 16 anos, conquistou a prata no individual, na classe BC4, no último dia de competições.

O vencedor conta que representar seu Estado em uma competição nacional lhe deixa muito orgulhoso, ainda mais ganhando uma medalha. “Eu saio daqui hoje como um vencedor, por mais que não tenha vindo ouro. Foi um jogo disputado, 2 a 2, e ele ganhou na bola de desempate. Para mim foi um orgulho, porque eu dei o melhor de mim”, ressaltou o garoto.

Luís conta que mudou completamente de vida por conta do esporte. “A bocha, para mim, é tudo. Abriu várias portas para mim, me ensinou a nunca desistir dos meus sonhos, a ter fé, garra e motivação. Eu cresci muito e estou muito agradecido a bocha”, afirmou Luís Gustavo, que no próximo mês disputa o Campeonato Brasileiro Individual de Bocha, em Blumenau (SC).

A treinadora dele, Kellen Machado, afirma que esses meninos todos são especiais. “É muita honra e muito orgulho vê-lo falar do que tudo isso que a bocha trouxe para ele. Muito mais do que as medalhas, são essas conquistas pessoais que fazem o nosso trabalho valer a pena. O esporte é uma das principais ferramentas de inclusão. Cada um tem o direito de crescer, dentro da sua condição, e o esporte veio para mostrar isso. A bocha, ela é a modalidade que trabalha com o grupo mais comprometido, dentro das limitações das deficiências. E ela veio mostrar que todos podem jogar e participar”, encerrou.

7ª posição

Foi onde terminou a delegação paraense, que somou 226 pontos ao longo dos Jogos Paralímpicos Escolares. O Estado de São Paulo ficou com o primeiro lugar geral da competição, seguido por Santa Catarina e Rio de Janeiro. A pontuação final usa como critério a soma dos desempenho dos atletas na competição, mas também envolve outras situações, como o Fair Play.

Futebol de 7 é destaque no fair play

A seleção paraense de futebol de 7 conquistou o quinto no lugar na competição, após vencer a seleção do Distrito Federal, por 2 a 1. Porém, um prêmio até mais relevante que a medalha de ouro foi conquistado pelos meninos do Pará. Com respeito, educação e acima de tudo, jogando limpo, eles levaram o troféu de melhor fair play, do futebol de 7. “A gente prega muito o respeito que temos que ter com o nosso próximo, que dentro de campo é o nosso adversário. Isso, para nós, é como se tivesse tirado em primeiro lugar. Eles estão todos aqui, cumprindo com o horário, sendo respeitoso e esse troféu foi muito gratificante”, afirmou Valdir Aguiar, técnico da equipe do Pará.

(Café Pinheiro/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Pará

    Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!