É possível que haja uma renovação considerável da composição da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) por conta das Eleições 2018. Ao mesmo tempo em que 29 dos 41 parlamentares concorrem à reeleição, só na Câmara Municipal de Belém (CMB) são 14 dos 35 vereadores querendo mudar de esfera pública na base do voto antes de concluir o mandato, iniciado em 2017.

Ainda na Alepa, outros 6 vão tentar uma cadeira na Câmara Federal, João Chamon será 2º suplente do candidato à reeleição Jader Barbalho (MDB) ao Senado, Sidney Rosa (PPS) é candidato a senador, Márcio Miranda (DEM), atual presidente do Legislativo, concorre ao Governo do Estado, e os três restantes - Rui Begot (PR), Luis Sefer (PSDB) e Eliane Lima (PSDB) - não irão correr neste pleito. São 692 candidaturas no total, sendo que 624 já foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Os 17 atuais deputados federais do Estado do Pará, por sua vez, irão quase todos disputar um próximo mandato. As exceções ficam para Lúcio Vale, do PR, candidato a vice de Helder Barbalho (MDB) ao Governo do Estado; Zé Geraldo, do PT, que tenta ser senador; Wladimir Costa (SD), que teve a candidatura ao Senado negada mas recorreu da decisão e aguarda julgamento; e Josué Bengston (PTB), que não será candidato. Dos 141 que pediram registro de candidatura junto ao TRE, 128 estão totalmente aptos e sem qualquer pendência junto à Justiça Eleitoral.

(Carol Menezes/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS