plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 35°
cotação atual R$


home
OPINIÃO

Gerson Nogueira destaca o Campeonato Paraense sabotado

O Parazão foi parado na última terça-feira (8), por conta do acato, pelo TJD-PA, da denuncia do Paragominas de irregularidade do jogador Hatos, do Bragantino.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Gerson Nogueira destaca o Campeonato Paraense sabotado camera A competição foi paralisada após denúncia do Paragominas na última terça-feira (8) | Foto: reprodução

O campeonato sabotado

O presidente do TJD, Mário Celio Alves da Costa, comunicou ontem à tarde que o tribunal vai julgar na próxima segunda-feira, 14, os pedidos de revisão (apresentados por Bragantino e Águia) nos casos dos atletas Hatos e Guga. O julgamento deve, ao que tudo indica, reinstaurar a normalidade e derrubar o ato que paralisou o Campeonato Paraense.

Hatos e Guga, que tinham sido julgados à revelia e suspensos por seis partidas em 2021, atuaram no Parazão deste ano por Bragantino e Águia, respectivamente. Sabedor do fato desde o começo do ano, o Paragominas resolveu denunciar os dois clubes a fim de tentar recuperar pontos e fugir do rebaixamento à 2ª Divisão estadual.

Independentemente de ter ocorrido nulidade de algibeira, figura jurídica que significa que alguém está ciente de uma ilegalidade e só protesta quando lhe é conveniente, o Parazão deve ser reiniciado com a constatação pelo TJD de que as suspensões de Hatos e Guga são nulas de pleno direito.

Sim, quando alguém não recebe notificação oficial e é julgado à revelia – como no caso dos atletas citados –, a sentença é considerada nula. Por esse motivo, como exposto aqui ontem, as solicitações de revisão apresentadas por Bragantino e Águia deverão ser acatadas pelo tribunal.

+ LEIA MAIS EM ESPORTES CLICANDO AQUI!

Além dos aspectos de natureza legal e dos muitos prejuízos financeiros, a paralisação do campeonato se tornou um imenso problema no calendário do futebol paraense. Caso a situação se prolongue, as datas do Parazão irão montar com as da Série C, afetando diretamente a PSC e Remo.

A confusão é tão séria que, mesmo que o problema seja sanado na segunda-feira pelo TJD, o campeonato só irá recomeçar no final de semana seguinte (19 e 20) porque PSC e Tuna têm jogos marcados pela Copa do Brasil para o meio da semana.

Esta segunda interrupção é vista por especialistas de marketing esportivo como um episódio que desvaloriza ainda mais um campeonato que já é deficitário. A alteração de datas e a insegurança quanto ao prosseguimento da competição configuram um quadro de caos generalizado, atribuído por quase todos que acompanham o Círio a omissões e erros da FPF.

Para espanto geral, a entidade que comanda o futebol paraense não arquiva boletins de inscrição e punições de atleta, algo imperdoável na era da informatização e da transmissão eletrônica de dados. Um simples banco de dados atualizado evitaria o festival de erros visto nos casos Hatos e Guga.

Por mais duro que possa parecer, é fato que um campeonato de pelada é melhor organizado do que o certame estadual, sem permitir tantas falhas administrativas em sua disputa. Torna-se urgente a adoção de providências para impedir que a bagunça se instale de vez.

Os clubes, que costumam reclamar sempre que se sentem prejudicados, precisam agir coletivamente e tomar uma atitude quanto à eleição da FPF, que seria inicialmente em dezembro, foi suspensa pela Justiça e já está postergada para uma data qualquer em abril.

O futebol profissional não pode conviver com atitudes amadoras e a entidade que gerencia o Estadual não pode continuar a sabotá-lo.

Vitória do Real confirma a evolução de Vini Jr.

Grande coadjuvante na noite de Karim Benzema, Vinícius Jr. saiu aclamado do gramado do Santiago Bernabéu após a espetacular virada do Real Madrid sobre o Paris Saint-Germain, pela Liga dos Campeões. Além dos aplausos da torcida, Vinícius e Benzema, autor dos três gols do Real, foram glorificados nas redes sociais do clube.

É justo. Depois de um início ruim, quando viu o PSG forçar o jogo com o trio Mbappé-Messi-Neymar até chegar ao gol no final do primeiro tempo. Com a vantagem de 1 a 0 no primeiro jogo (Mbappé aproveitando passe perfeito de Neymar), o time francês exibia segurança e sua trinca de craques fazia sua melhor apresentação na temporada.

Tudo parecia se encaminhar para uma noite terrível para os merengues, mas, de repente, a dupla Benzema-Vinícius Jr. começou a jogar em alta rotação, com luxuosa colaboração de Modric e Rodrygo. O duelo se tornou realmente eletrizante. Com velocidade pelos lados, o Real acuou o PSG e começou a criar chances.

+ LEIA MAIS EM ESPORTES CLICANDO AQUI!

Um vacilo do goleiro Donnarumma na saída de bola permitiu que Benzema fosse buscar o empate. A partir daí, o estádio se empolgou com a reação do time, que precisava de mais um gol para forçar a prorrogação. Vinícius perdeu gol aos 28 minutos, mas Benzema não vacilou na mesma jogada. Após passes de Modric, saiu o segundo do goleador.

Grogue, o PSG foi cedendo espaços e até o sempre seguro Marquinhos acabou envolvido. Benzema, implacável, aproveitou o momento e fez o terceiro batendo de primeira após desarme infeliz do zagueiro brasileiro.

Enquanto Vinícius e Rodrygo colecionam elogios pela atuação, Neymar saiu de campo sem marcar um golzinho sequer. É a primeira vez que isso ocorre desde que ele começou a disputar o torneio.

No segundo tempo, Neymar e Messi não conseguiram mais escoltar Mbappé, que disparava em contra-ataques, mas não tinha com quem dialogar quando se aproximava da área. Esse cenário, aliado ao apagão defensivo, ajuda a explicar a eliminação do PSG.

Com Vinícius e Rodrygo voando, em franca evolução técnica sob a batuta de Ancelotti, Tite deve ter se animado. São opções óbvias para renovação do repertório da Seleção a sete meses da Copa. Ao mesmo tempo, com Neymar em baixa, o técnico sabe que talvez o escrete precise girar em torno de outras referências ofensivas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Gerson Nogueira

    Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

    Últimas Notícias