Um passeio na Arena Verde

Sem tomar conhecimento do Atlético-CE, o PSC conquistou uma tranquila e categórica vitória em sua estreia na Série C, no estádio Arena Verde, em Paragominas. O rendimento foi tão superior que a goleada de 5 a 0 pareceu um placar modesto. Sem dar espaço ao adversário, os primeiros gols nasceram dos pés do estreante Wesley, que marcou aos 20 e aos 23 minutos. Daí em diante, dosando a intensidade, o time se impôs e construiu uma goleada sem fazer grande esforço.

É bem verdade que, a partir dos 2 a 0, o time deu uma freada, diminuindo o ímpeto ofensivo e abrindo espaços para o Atlético se movimentar um pouco mais. Numa investida pelo centro, Ari pegou forte de fora da área, mas Tiago Coelho estava atento e espalmou para escanteio. Logo em seguida, Lucas Straub cabeceou sem perigo e, aos 45’, Ari bateu falta por cima do gol.

Nesse período, ficou evidente que a zaga, motivo de maior aflição por parte do técnico Márcio Fernandes, teve momentos de intranquilidade até pelo pouco entrosamento entre Lucas e Genilson. Apesar de passar mais tranquilidade que seu antecessor, Marcão, Lucas não foi testado. Genilson tomou um amarelo em lance bobo, ao errar uma saída de bola.

LEIA MAIS EM ESPORTES AQUI!

Coube ao Atlético-CE a primeira chance no 2º tempo. Luís Soares cobrou falta, para fora. Nem deu tempo para reagir, pois Marcelo Toscano ampliou aos 8 minutos, chutando forte da entrada da área. José Aldo fez o dele aos 16’, após receber a bola sem sofrer marcação.

Em ritmo de treino, com várias mudanças, o PSC ainda chegou ao quinto gol: aos 32’, Henan aproveitou um rebote do goleiro Carlão e botou a bola no fundo das redes. A fatura estava tão liquidada que o árbitro preferiu não conceder acréscimos, encerrando a partida aos 45’ do 2º tempo.

O Papão teve uma atuação segura e forte contra um time que não ofereceu resistência. Independentemente do nível do oponente, o importante era vencer abrindo a campanha no Brasileiro. O papel foi cumprido à risca.

Ficou claro que o período de folga foi muito bem aproveitado por Márcio Fernandes, que extraiu intensidade da equipe, mesmo com algumas estreias e a ausência de seu principal organizador, Ricardinho.

Remo perde chances e toma gol no final

Apergunta mais ouvida após o Remo perder para o Manaus (1 a 0), sábado à noite na capital baré, foi: por que o time de Paulo Bonamigo entra tão recuado, desligado e com medo dos adversários? Perdeu 20 minutos do 1º tempo jogando atrás e respeitando em excesso o limitado time amazonense. Quando resolveu atacar, criou oportunidades mal aproveitadas pelos atacantes. A derrota caiu como um castigo nos minutos finais da partida.  

Muitas outras perguntas caberiam diante da atuação confusa, inconstante e desorganizada do time, principalmente no 2º tempo, quando o meio-campo não conseguia trocar três passes e os laterais praticamente foram esquecidos – e, quando era lembrado, Leonan errava todos os cruzamentos e decisões sobre jogadas junto à área.

O fato é que o Remo vive um dilema sério a cada jogo. Quando não consegue fazer gols, a equipe se expõe a derrotas perfeitamente evitáveis. Contra o Manaus isso ficou claro novamente e resulta, muitas vezes, do não aproveitamento de momentos favoráveis no jogo.

LEIA MAIS EM ESPORTES AQUI!

Quando deixou a postura excessivamente recuada, o time criou boas situações no ataque. Só no 1º tempo Brenner teve três boas chances; Rodrigo Pimpão outras duas. O centroavante errou dois cabeceios e o goleiro defendeu um terceiro desvio. Por seu turno, Pimpão, percebendo a desarrumação reinante, optou por ações individuais que não deram certo.

No 2º tempo, Bonamigo substituiu Paulinho Curuá por Marco Antonio e Marciel por Felipe Gedoz, sem que o time impusesse um padrão mais criativo. A meia-cancha continuou dispersiva e lenta, mas o Remo tinha maior volume, embora agredindo menos.

Pimpão perdeu grande oportunidade com o gol do Manaus vazio, após cruzamento de Netto, aos 17’, mas o cabeceio foi para fora. Depois, o jogo caiu no marasmo, muito em função da falta de agressividade do Remo.

O gol de Hélio Paraíba, aos 39’, aproveitando um cruzamento na área, foi um duro castigo para o Leão e um prêmio ao Manaus, que produziu pouco para vencer. Mas, se erraram mais que os remistas, os manauaras conseguiram resolver o jogo no único ataque mais agudo.

Bonamigo, depois do jogo, comentou que o time precisa corrigir as falhas de finalização. Precisa também r as ações pelo meio, onde a ausência de qualidade torna o time lento e previsível. Contra o Cruzeiro, amanhã, os desafios serão ainda maiores.

Castanhal estreia goleando, Tuna sofre virada

Mesmo longe de seu torcedor, obrigado a jogar em Bragança, o Castanhal recebeu o Moto Clube e foi logo disparando um chocolate. A atuação consistente começou com o gol logo aos 5 minutos, de Ruan, aproveitando boa jogada iniciada pela direita. O time manteve a pressão dificultando a saída de bola do adversário e a iniciativa deu resultado.

LEIA MAIS EM ESPORTES AQUI!

Logo aos 19’, Gui Campana, de volta ao clube, acertou um bonito chute da entrada da área e ampliou. O Japiim seguiu superior e fechou a contagem nos minutos finais, através de Pecel.

Já a Tuna sofreu uma virada em Tocantinópolis, após um primeiro equilibrado. Os gols surgiram na etapa final. Lukinha abriu o placar para a Lusa, mas o Tocantinópolis reagiu e virou o placar, com gols de Jheimy, Veraldo e Debu, jogadores que passaram pelo futebol paraense. 

E MAIS - Os gols do Internacional contra o Fortaleza pelo Brasileirão

No feriado de Páscoa, o Papão meteu um chocolate Foto: Foto: John Wesley/Paysandu

MAIS ACESSADAS