plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DEU AULA

Blog do Gerson: Paysandu faz 2ª tempo impecável e goleia

O domingo de Dia das Mães foi especial para a torcida do Paysandu, que venceu em sua volta para o Estádio Banpará Curuzu.

Imagem ilustrativa da notícia Blog do Gerson: Paysandu faz 2ª tempo impecável e goleia camera O Papão foi superior na partida e venceu por 4 a 1. | Foto: John Wesley / Paysandu

Um 2º tempo impecável

O jogo valeu pela atuação encaixada e caprichada do PSC na segunda etapa. Havia muita expectativa após dois jogos que o time teve que cumprir fora de Belém, por perda de mando. A ansiedade foi plenamente compensada. Depois de 1 a 1 no 1º tempo, a vitória foi construída na etapa final em apenas 10 minutos. Houve a coincidência feliz de gols relâmpagos, aos 2 e 3 minutos, mas deve-se ressaltar a competência e a frieza do time para aproveitar as oportunidades surgidas.

A goleada exprime bem o que foi a partida, principalmente pelo futebol objetivo e dinâmico do 2º tempo, mas a primeira parte também reservou momentos de emoção para o público que lotou a Curuzu no domingo à noite, celebrando o Dia das Mães.

Logo no segundo minuto de bola rolando, José Aldo aplicou um drible curto e cruzou na medida para o cabeceio de Mikael. A vitória se desenhava ali para alegria do torcedor, afinal nada mais empolgante do que começar o jogo com um gol logo de cara.

Nos minutos seguintes, o PSC perdeu a agressividade e se acomodou em campo. A presença de João Vieira ao lado de José Aldo não contribuía para a transição e o Botafogo-SP aos poucos foi crescendo e controlando a posse de bola. Por volta dos 20 minutos, o equilíbrio era total

O empate veio após um escanteio, mas a arbitragem apontou impedimento de Lucas Delgado. O PSC ameaçava de vez em quando, mas falhava nas finalizações. Até que, na reta final do primeiro tempo, após cobrança de falta, o paraense João Diogo aproveitou rebote e igualou o placar.

+ LEIA MAIS EM ESPORTES AQUI!

Sofrer o gol do Botafogo trouxe de volta a preocupação natural pelo retrospecto recente – o PSC havia empatado os três jogos anteriores. Só que a noite era alviceleste. A equipe voltou para a segunda etapa determinada a buscar o gol, e conseguiu isso bem cedo.

Antes de 1 minuto, Serginho aproveitou passe perfeito de José Aldo para fazer o segundo gol. A bola veio em direção a Marcelo Toscano, que errou o chute, mas o meia-atacante não desperdiçou. Dois minutos depois, Marlon cobrou falta com efeito e Serginho surgiu de novo no meio da zaga cabeceando para as redes.

A contundência do ataque intimidou o Botafogo, que não conseguia sair jogando de seu campo. Em consequência, logo aos 10 minutos, a goleada foi sacramentada. Um cruzamento da direita foi desviado e a bola caiu nos pés de Marlon no bico da grande área. Ele dominou e mandou um chute perfeito, no ângulo, sem chances para o goleiro.

Com o placar definido, o jogo ficou menos interessante. O PSC não tinha mais pressa e o Botafogo não tinha forças para reagir. Ainda surgiram boas chances. Danrlei perdeu dois gols, Marlon outro, mas a festa já estava assegurada.

Foi a segunda goleada do Papão no campeonato. O time alcança a sexta posição na classificação, com o ataque mais positivo. Melhor ainda: com um jogo que parece se encaixar, principalmente quando Marlon, José Aldo, Serginho e Wesley estão em campo.

Uma derrota na conta da omissão

Da mesma forma que perdeu para o Manaus, o Remo pode lamentar a derrota frente ao Brasil em Pelotas como um jogo que podia ter ganho. Mostrou que era possível vencer quando se dispôs a elaborar jogadas e a atacar com vontade. Pena que quando acordou e largou a omissão de lado, a partida já estava no 2º tempo.

Na primeira metade, o Remo foi completamente improdutivo. Saía aos trancos e barrancos, o meio-campo (com Uchoa, Erick Flores e Albano) não funcionava e o ataque se isolava sem criar perigo para a zaga gaúcha.

A apatia passou a dominar a equipe e, em sentido oposto, o Brasil se lançava ao jogo com apetite. Limitado, o Xavante errava nas tentativas, exagerando no jogo bruto. Mas, depois de muito insistir, acabou marcando seu gol, aos 33 minutos, em chute de Karl da entrada da área.

O Remo ainda se movimentou tentando reagir, mas não encontrava o caminho do ataque. Bruno Alves e Rodrigo Pimpão, inoperantes, foram teimosamente mantidos pelo técnico Paulo Bonamigo.

Só no intervalo veio a troca de Bruno por Fernandinho. O time melhorou no segundo tempo, passou a encaixar melhor as jogadas, mesmo com uma mudança confusa por parte de Bonamigo: tirou Kevem, que já tinha o amarelo, e colocou Lailson, que foi jogar pela esquerda, com Leonan deslocado para a lateral direita. O Remo perdia ali sua melhor opção de cruzamentos para Brenner.

+ LEIA MAIS EM ESPORTES AQUI!

Mesmo assim, seguiu imprensando o Brasil. Fernandinho teve duas chances. Uchoa quase acertou o ângulo do goleiro Vítor. Brenner esteve perto de empatar quando uma bola chutada por Lailson bateu em sua cabeça. Lailson ainda perderia grande chance no minuto final.

Apesar da boa movimentação mostrada no tempo final, o Remo padeceu de problemas crônicos no jogo todo. O passe continua errático e a transição é confusa. Albano cresceu com o time nos 45 minutos finais, mas Flores custou a sair para a entrada de Marciel.

Pior foi a opção de botar Vanilson aberto na direita quando Ronald poderia ter sido lançado para explorar o cansaço do time da casa. Bonamigo segue preso a conceitos que só ele parece entender.

Um abraço de saudade no amigo Antônio José

O domingo dedicado às mães veio com a notícia terrível da perda de Antônio José Soares, 71 anos, um amigo de tantas jornadas nas reportagens da vida. Trabalhamos juntos no DIÁRIO, ele na condição de repórter especial. Trabalhei sob o comando dele em A Província do Pará. Ficou a lembrança de um amigo leal e um papo sempre rico e divertido. Profundo conhecedor da história paraense, escreveu livros para o público infanto-juvenil. Fã de futebol, era um bicolor meio anárquico. Vai fazer falta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias