plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
OPINIÃO

Gerson: Clube do Remo encara missão de risco na Copa Verde

Confronto entre azulinos e roraimenses é fundamental para sequência da equipe de Marcelo Cabo, rumo ao bicampeonato regional

Imagem ilustrativa da notícia Gerson: Clube do Remo encara missão de risco na Copa Verde camera Leão tem duelo decisivo na Copa Verde | Samara Miranda, ascom Remo

Todo mundo sabe que o Baenão vai receber lotação máxima, como na decisão de vaga na Copa do Brasil contra o São Luís-RS. A torcida não foge de momentos decisivos e está particularmente empolgada com a campanha que o time de Marcelo Cabo faz na temporada – são 11 jogos e 10 vitórias. A única derrota foi justamente diante do adversário desta noite, o São Raimundo, de Roraima.

É o que torna o confronto mais difícil e perigoso para os azulinos. O São Raimundo entra com a vantagem de 1 a 0. Joga pelo empate e, caso o Leão não consiga os dois gols de diferença necessários para a classificação direta, terá que passar pelo sempre tortuoso caminho das penalidades.

Mangueirão terá 25 mil pessoas se tiver Re x Pa da Copa Verde

O São Raimundo do primeiro jogo não se destacou por qualidades técnicas capazes de assustar o Remo de Marcelo Cabo, mas impressionou pela disciplina tática e a capacidade de impor uma marcação forte.

Fez o gol, belíssimo, e se dedicou a passar o resto da partida atrapalhando os passos do visitante. Deu certo. É verdade que foi uma noite de baixo rendimento dos azulinos, que não se mostraram inspirados para buscar o empate. Foram criadas apenas duas chances, o que dá bem a medida do nível de dificuldades que o São Raimundo impôs ao Remo.

As más condições do campo do estádio roraimense tiveram certa influência no repertório de problemas do Leão naquela noite, conforme avaliou o técnico Marcelo Cabo, mas é fato que a derrota não se deveu unicamente pelos buracos e montinhos do gramado.

Faltou transição ofensiva e a participação dos laterais foi pífia. Isso obrigou o Remo a ficar cruzando bolas na área e a centralizar muito as ações, o que facilitou as coisas para o aplicado São Raimundo.

Para hoje, o time titular do Leão tem a obrigação de mostrar uma atuação mais ajustada, com ênfase nas iniciativas ofensivas. O sistema segue o mesmo desde o início da temporada. Será preciso, porém, que o ataque funcione bem e tenha o suporte do meio-campo e dos alas.

Já refeito de um longo período no departamento médico, o atacante Muriqui deve ser a principal novidade para o jogo. Um dos artilheiros do time, com três gols, ele atuou pela última vez na partida com o Vitória na primeira fase da Copa do Brasil.

Caso seja escalado de cara, Muriqui terá Pedro Victor e Diego Tavares (ou Jean Silva) como parceiros de linha. Se for deixado para o 2º tempo, Fabinho entra como titular, embora tenha sido excessivamente discreto nas últimas apresentações. Outra arma pode ser Rogério, que entrou nos minutos finais contra o Castanhal.

Independentemente da formação, o Remo terá como principal reforço a vibração e o incentivo de sua torcida, sempre extremamente participativa e influente dentro do estádio Evandro Almeida.

Rodada desmembrada diminui gastos dos clubes

Foi um acerto, bastante raro por aqui, a marcação de cinco jogos da rodada final da fase classificatória do Parazão para domingo (26), às 10h, deixando apenas o clássico Re-Pa para o dia 9 de abril, data da reinauguração do estádio Jornalista Edgar Proença (Mangueirão).

A medida, que não afeta nenhum item do regulamento do campeonato, vai evitar que os clubes (principalmente os que forem eliminados) tenham mais despesas com salários, concentração e transporte. Para os padrões do nosso futebol, a decisão surpreendentemente foi rápida e certeira.

Ex-azulino e castanhalense são armas do Água Santa

Em meio à profusão de memes na internet tirando onda com o Água Santa, desde já considerado a zebra do século na decisão do Campeonato Paulista, cabe destacar que o simpático time interiorano tem dois jogadores com ligações com o futebol paraense.

Um deles é o meio-campista Igor Henrique, nascido em Castanhal e que há algum tempo milita no futebol do Sudeste. O outro é Lucas Tocantins (foto), atacante que foi titular do Remo na Série B 2021 com bons momentos, sob o comando de Paulo Bonamigo e Felipe Conceição.

Tocantins foi o autor do gol do Água Santa no empate com o Red Bull Bragantino na semifinal paulista. O resultado provocou a decisão por pênaltis, vencida pela equipe de Diadema. E a final do Paulistão terá, portanto, um duelo entre paraenses: Igor Henrique versus Roni.

Novos tempos da Seleção geram debates e críticas

A provável escalação da Seleção Brasileira para o amistoso com Marrocos, com Ederson no gol substituindo Alysson, que virou quase ocupante vitalício da posição depois de duas Copas do Mundo como homem de confiança do técnico Tite, chama atenção e gera amplo debate nas redes sociais desde ontem, após a apresentação dos jogadores.

Além da presença de um novo goleiro, algumas escolhas do interino Ramón também sofrem questionamentos, sendo que a mais óbvia é sobre o aproveitamento de Paquetá no meio-de-campo. Não é simples explicar como Raphael Veiga, especialista na função, pode ser banco de um jogador confuso e pouco eficiente como Paquetá.

Heranças maléficas do reinado de Adenor, especulam alguns. Na realidade, Ramon talvez queira evitar a utilização de um time 100% modificado contra um adversário que está voando. Marrocos terminou em 4º lugar, mas saiu do Qatar ostentando a condição de sensação da Copa.

O certo é que a partida de sábado (25), que a Band RBA transmite, oferece a oportunidade de se avaliar como o escrete joga sem as figuras carimbadas que dominaram a cena nas últimas Copas, a começar por Neymar.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias