plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RISCO

Jogos Olímpicos terão público de até 10 mil pessoas

Além disso, competições podem ser realizadas com portões fechados

Imagem ilustrativa da notícia Jogos Olímpicos terão público de até 10 mil pessoas camera Limite de público nos jogos será de10 mil pessoas. | Denis Balibouse/Reuters

Os Jogos Olímpicos de Tóquio terão o limite máximo de 10 mil espectadores por evento em cada uma das arenas, anunciou ontem (21) a organização.

O megaevento tem sua cerimônia de abertura marcada para 23 de julho, após o adiamento provocado pela pandemia de Covid-19 em 2020. Haverá, porém, um alerta para a possibilidade de competições com portões fechados em caso de aumento dos contágios da doença.

No comunicado, os organizadores explicam que o limite será de 50% da capacidade do local de competição, até o máximo de 10 mil espectadores – a minoria das arenas chegará a esse patamar. O Estádio Olímpico, por exemplo, tem 68 mil lugares. Ainda não há uma definição sobre a liberação para a cerimônia de abertura. “Se houver uma mudança dramática na situação da infecção, talvez precisemos revisar a norma e considerar a opção de não ter espectadores nos locais de competição”, disse a governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

A organização afirmou ainda que a decisão sobre o número de torcedores nos Jogos Paralímpicos, de 24 agosto a 5 setembro, foi adiada para 16 de julho.

Em março, o comitê organizador vetou a presença de espectadores procedentes do exterior devido ao risco de saúde considerado muito elevado, outro fato inédito na história olímpica.

A suspensão do estado de emergência no domingo (20) em Tóquio e em outras localidades foi um sinal positivo aos organizadores, que aguardavam a decisão do governo japonês para determinar se liberariam a presença de torcedores locais.

Antes de a decisão pela liberação parcial de público ser tomada, alguns dos principais especialistas em saúde do Japão disseram que banir os espectadores seria a opção menos arriscada.

Segundo pesquisa da Kyodo News divulgada no último fim de semana, 86% dos japoneses estão preocupados com uma nova onda de surto de Covid-19 no país após a realização do megaevento. De acordo com o levantamento, 40% acreditam que os Jogos deveriam ser realizados sem espectadores e 31% que eles deveriam ser cancelados. No Japão, 7% da população está totalmente imunizada. O número de novos casos de coronavírus e mortes no país está em queda. A média dos últimos sete dias é de 1.449 casos diários e 52 mortes.

Veja mais - Trippier Ignora jejum de Kane na Euro: "ele vai marcar"

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias