No skate, o tamanho e a forma das pistas fazem a diferença na disputa por medalhas. O esporte que estreia em Tóquio é cheio de detalhes e poucos centímetros podem fazer a diferença.
Nesta semana, os brasileiros Giovanni Vianna, Pâmela Rosa, Rayssa Leal, Leticia Bufoni, Kelvin Hoefler e Felipe Gustavo fizeram os primeiros treinos na pista de street montada Ariake Urban Sports Park, um complexo gigante que abrigará as competições de skate, BMX e escalada.
Durante os últimos meses, houve muito ansiedade em torno de como seria a pista do street e o park. O street é construído de forma a imitar obstáculos encontrados nas ruas das cidades, como corrimãos, escadas e rampas. Apesar de corrimão parecer tudo igual, o ângulo, o material de construção, a quantidade de degraus e a distância para o skatista se deslocar fazem a diferença na hora de acertar uma ou outra manobra.
Ao que tudo indica esse primeiro contato dos brasileiros com os corrimãos de Tóquio foi pra lá de positivo. “Foi muito bom. Achei as medidas da pista melhores do que eu imaginava. O mais difícil está sendo o calor”, comentou Felipe Gustavo.
"A pista é bem grande. Tem de tudo. Acho que não tem muito favoritismo. É uma pista que dá para todo mundo ir bem”, afirmou Letícia Bufoni.
Ao invés de escolher uma pista limitante, a World Skate, órgão que cuida do skate olímpico optou por uma pista que contém de tudo um pouco. Isso será inclusivo, mas também um obstáculo, pois os atletas terão que escolher onde fazer as manobras, pois é impossível usar todos os obstáculos no tempo de apresentação.
Agora os skatistas terão até sábado para colocar todas as manobras no pé. Será um desafio e tanto enfrentar o calor e montar na cabeça o repertório do que será mostrado aos juízes. Estes são os melhores skatistas do mundo, mas mesmo assim o impacto nas pernas ao pular uma escada de 12 degraus é algo que desgasta o corpo.
A competição do street masculino ocorre no sábado, 24, a partir das 20h30. A disputa do feminino será no domingo, 25, também às 20h30, ambos no horário de Brasília.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar