A União Russa de Futebol (RFS, sigla em russo) anunciou nesta quinta-feira que vai recorrer na Corte Arbitral do Esporte (CAS) contra as decisões da Fifa e da Uefa de impedir a seleção e os clubes russos de disputarem competições internacionais devido à invasão da Ucrânia pelas tropas russas.
A entidade disse em comunicado que abrirá um processo contra ambos os órgãos para reverter o panorama, inclusive na classificação para o Mundial do Catar.
“A RFU exigirá a recolocação de todas as seleções masculinas e femininas da Rússia de futebol nos torneios em que participaram (inclusive na fase de qualificação da Copa do Mundo no Catar), bem como indenização por danos”, afirmou a RFS. “Se a Fifa e a Uefa recusarem tal procedimento, será apresentado um requisito para a introdução de medidas provisórias na forma de suspensão das decisões da Fifa e da Uefa”, acrescentou.
Russia is appealing the FIFA and UEFA bans on its national and club teams and expects an expedited process so that there is resolution in advance of the World Cup qualifying playoffs later this month https://t.co/cpdv9xuIEz pic.twitter.com/SVQwERhcQt
— Planet Fútbol (@si_soccer) March 3, 2022
Segundo a RFS, a decisão da Fifa de retirar a seleção russa da disputa por uma vaga na Copa do Mundo foi tomada após pressão de rivais que brigam diretamente com a Rússia na repescagem da classificatória. O entendimento da federação é que a decisão não possui bases legais e viola as regras do fair play e o princípio do esporte.
Ainda de acordo com a RFS, tanto a Fifa quanto a Uefa não cogitaram outras alternativas antes de sacramentar as punições. Único time do país envolvido em competições internacionais, o Spartak Moscou foi excluído da Liga Europa.
DECISÕES
Poucas horas após Valdimir Putin ordenar um ataque militar na Ucrânia, na última quinta-feira, 24, as seleções do Grupo B da repescagem para o Mundial, Polônia, Suécia e República Checa, se uniram e oficializaram em documento enviado à entidade serem contrárias à realização de partidas em solo russo no mês de março. Os poloneses, liderados por Robert Lewandowski, são os adversários do time russo.
Nesta quinta-feira, a Uefa também proibiu Belarus de receber jogos de competições europeias devido ao auxílio do país na invasão da Ucrãnia. A partir de agora, tanto os clubes quanto a equipe nacional terão que mandar suas partidas em um estádio neutro. Anteriormente, o COI já havia excluído ambos os países pela ação militar em território ucraniano.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar