As punições à Rússia por causa do conflito com a Ucrânia continuam no mundo dos esportes. O país já perdeu oportunidades de sediar importantes eventos esportivos e os atletas do país estão sendo retirados de competições em variadas modalidades.
As sanções no segmento chegaram à Fórmula 1. O GP da Rússia, um dos mais lucrativos, não será realizado este ano. E, agora, o piloto russo Nikita Mazepin foi desligado da equipe Haas e um brasileiro poderá assumir a vaga na equipe.
A retirada de Nikita da F1 é uma consequência da invasão russa na Ucrânia. O piloto disse ter ficado "desapontado" com a decisão. Com a saída dele, a Haas também rompeu contrato com o principal patrocinador do time, a UralKali, propriedade do magnata Dmitry Mazepin, pai de Nikita.
Piloto não irá correr na Rússia por causa de conflito contra Ucrânia
“Caros fãs e seguidores, estou muito desapontado ao saber que meu contrato com a F1 foi rescindido. Embora eu entenda as dificuldades, a decisão da FIA e minha disposição em aceitar as condições propostas para continuar foram completamente ignoradas e nenhum processo foi seguido nesta etapa unilateral”, escreveu Nikita, nas redes sociais.
— Nikita Mazepin (@nikita_mazepin) March 5, 2022
“Aos que tentaram entender, meus eternos agradecimentos. Eu valorizei meu tempo na F1 e genuinamente espero que possamos estar todos juntos novamente em tempos melhores. Terei mais tempo para focar nos próximos dias.”, acrescentou.
Brasileiro na competição
O brasileiro Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi e que já disputou duas corridas pela equipe em 2020, poderá ser o substituto de Mazepin na Haas.
Primeiro veículo da temporada 2022 da F1 é apresentado
No último mês, Gunther Steiner, chefe da Haas, afirmou ao jornalista Bob Varsha, que Fittipaldi era a escolha certa. “Se Nikita não puder correr, por um ou outro motivo, a primeira opção será Pietro", garantiu.
F1 faz homenagem a Rubens Barrichello
A segunda opção da equipe é o piloto italiano Antonio Giovinazzi, então titular da Dragon Racing na Fórmula E e que competiu na F1 entre 2019 e 2021 com a Alfa Romeo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar