O campeão russo de kart Artem Severiukhin fez uma saudação nazista no pódio depois de vencer uma corrida em Portugal, durante o fim de semana.
O jovem, que tem 15 anos, terminou em primeiro na corrida de abertura do Campeonato da Europa de Karting, em Portimão, no domingo (10).
Enquanto estava no pódio, durante a cerimônia pós-corrida, Severiukhin bateu no peito e estendeu o braço direito enquanto o hino nacional italiano estava sendo tocado.
Severiukhin riu momentos depois de realizar o gesto, que também foi usado durante o reinado do ditador fascista da Itália Benito Mussolini.
Em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, a FIA, órgão regulador do automobilismo, permite que os pilotos russos ainda compitam em eventos, mas a bandeira da Rússia não pode ser exibida. O hino nacional não pode ser tocado durante as cerimônias pós-corrida.
Como resultado, Severiukhin correu sob a bandeira da Itália durante o evento de domingo, em Portugal.
Veja o vídeo:
Portimão. Campeonato Mundial de Karting. No podium, o russo Artem Severiukhin, que corre sob bandeira italiana, faz uma saudação nazi. Vi bem? pic.twitter.com/mItVZOTK7y
— Iryna Shev (@IrynaShev) April 11, 2022
Severiukhin não é o primeiro atleta russo a provocar polêmica desde a invasão da Ucrânia. O ginasta Ivan Kuliak, de 20 anos, usou o símbolo de guerra 'Z' de seu país durante uma cerimônia de medalha em Doha.
O símbolo foi visto pintado em veículos militares da Rússia desde o início da invasão da Ucrânia.
Kuliak, que usava o símbolo ao lado de uma ginasta ucraniana, defendeu sua decisão mesmo após a polêmica.
“Se houvesse uma segunda chance e eu tivesse a opção de sair com a letra 'Z' no peito ou não, eu faria o mesmo”, disse ele ao Russia Today.
“Eu vi isso em nossos militares e olhei para o que esse símbolo significa. Acabou sendo 'pela vitória' e 'pela paz'. Eu só queria mostrar minha posição. Como atleta, sempre lutarei pela vitória e jogarei pela paz”, explicou o ginasta.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar