Não deu para ninguém. A chuvosa – no início – classificação do GP do Canadá de Fórmula 1 2022, realizada neste sábado (18), teve Max Verstappen como pole-position. Depois de liderar o TL1 e o TL2, o atual campeão mundial confirmou o bom ritmo apresentado em Montreal e, sem maiores problemas, garantiu a primeira posição no grid de largada.
Essa foi a 15ª pole-position de Verstappen na carreira. A segunda, somente, na temporada – o holandês já havia largado à frente do grid em Ímola, ao vencer a corrida sprint. A surpresa ficou por conta de Fernando Alonso. Também muito rápido durante todo fim de semana, o bicampeão mundial conseguiu volta voadora no fim e assegurou seu espaço na primeira fila. Carlos Sainz fechou o top-3.
A POLE É DELE! Verstappen faz o melhor tempo com 1:21.299 e crava a pole para o Grande Prêmio do Canadá! Seguido por Alonso e Sainz. Quem sobe no pódio em Montreal?#F1noBandSports #F1naBand #F1 #CanadianGP pic.twitter.com/CR7Vwp9KwX
— BandSports (@bandsports) June 18, 2022
Na parte inicial da classificação, Sebastian Vettel e Pierre Gasly não conseguiram traduzir o bom ritmo apresentado no terceiro e último treino livre e acabaram eliminados. Ambos apontaram problemas – independentemente disso, disseram adeus ao restante da classificação já no Q1, assim como Yuki Tsunoda, Nicholas Latifi e Lance Stroll.
Depois, no Q2, Charles Leclerc sequer foi ao traçado – já que, por conta das trocas no motor, estava fadado a largar na última fila. Com nove minutos para o fim da sessão, Sergio Pérez foi traído pelos pneus intermediários e foi de encontro à barreira na curva 3, quebrando a asa dianteira do RB18 no processo. Assim sendo, 13 carros brigavam pelas 10 vagas da última parte da classificação: pior para Valtteri Bottas, Alex Albon e Lando Norris, que foram eliminados.
RESULTADO DA CLASSIFICAÇÃO DO GP DO CANADÁ#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/KC6AD2ZG9P
— Estagiário da F1 (@EstagiariodaF1) June 18, 2022
Por fim, no Q3, Max Verstappen não deu chances aos rivais e, de maneira dominante, cravou a pole-position em Montreal. Fernando Alonso ficou 0s645 atrás e larga, também, da primeira fila. Carlos Sainz e Lewis Hamilton compõem a segunda fileira. Kevin Magnussen, Mick Schumacher, Esteban Ocon, George Russell, Daniel Ricciardo e Guanyu Zhou, em ordem, fecham o top-10 do grid de largada no Circuito Gilles Villeneuve.
O DOL com a BAND /RBA TV acompanham todas as atividades da Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. No domingo, a largada está prevista para as 15h (de Brasília, GMT -3).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar