plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FINAL DE 2022

Tetracampeão Sebastian Vettel anuncia aposentadoria da F1

Alemão deixa a categoria com quatro títulos e promete dedicar mais tempo à família. Pilotos, dirigentes e equipes prestam homenagens ao alemão.

Imagem ilustrativa da notícia Tetracampeão Sebastian Vettel anuncia aposentadoria da F1 camera Tetracampeão mundial de Formula 1, Sebastian Vettel anunciou que irá parar de correr. Atualmente, ele pertence à Aston Martin. | Repordução/Redes sociais

O alemão Sebastian Vettel anunciou nesta quinta-feira (28) que irá se aposentar da Fórmula 1 no final da temporada 2022. Em vídeo publicado nas redes sociais, o tetracampeão listou as razões que o levaram a tomar a decisão. Na gravação, o piloto da Aston Martin afirmou que passou muito tempo afastado da família ao longo de sua carreira na Fórmula 1, e que agora pretende se dedicar mais à mulher e aos três filhos.

“Estou aqui para anunciar minha aposentadoria da Fórmula 1 no fim da temporada 2022. Provavelmente eu deveria começar com uma longa lista de pessoas para agradecer agora, mas sinto que é mais importante explicar as razões por trás de minha decisão. Meus objetivos mudaram, de vencer corridas e campeonatos para ver meus filhos crescerem, passando a eles meus valores, ajudando-os quando caem, escutando-os quando eles precisam de mim, não ter que dar tchau, e, mais importante, poder aprender com eles e permitir que eles me inspirem”, declarou.

Band tem vice liderança isolada no GP da França de Formula 1

“Quem sou eu? Sou Sebastian, pai de três de crianças e marido de uma mulher maravilhosa (...). Tenho outros interesses fora da Fórmula 1. Minha paixão por corridas e pela Fórmula 1 vem com muito tempo passado longe deles e consome muita energia. O compromisso com minha paixão, como eu fiz e do jeito que acho que, é certo não está mais lado a lado com meu desejo de ser um grande pai e marido. A energia necessária para me tornar uma só pessoa com o carro e com a equipe, perseguir a perfeição, demanda foco e compromisso", acrescentou.

No vídeo, Vettel dá pistas sobre o futuro e destaca a necessidade de mudanças de “aspectos que aprendeu a não gostar” nos próximos três anos, em possível referência às novidades que a F1 deverá adotar em 2026. Entre eles, a adoção de combustíveis sintéticos em substituição aos atuais combustíveis fósseis. “Minha melhor corrida? Está por vir”, destacou o tetracampeão, que se tornou conhecido nos últimos anos pelo papel de destaques em diversas causas na Fórmula 1.

Verstappen aproveita erro de Leclerc e vence na França

PILOTOS ELOGIAM O TETRACAMPEÃO ALEMÃO

Diversas personalidades e entidades da Fórmula 1 prestaram homenagens a Sebastian Vettel, que anunciou a decisão de se aposentador da categoria no fim da temporada 2022. Nas redes sociais, o piloto da Aston Martin, dono de quatro títulos na categoria (2010, 2011, 2012 e 2013) foi lembrado em diversas publicações.

“Seb, é uma honra chamar você de adversário, e uma honra ainda maior chamar você de amigo. Deixar este esporte melhor do que encontramos é sempre o objetivo. Não tenho dúvidas de que, independente do que vier pela frente para você, será empolgante, significativo e recompensador. Te amo, cara”, escreveu Lewis Hamilton (Mercedes) no Twitter.

Mick Schumacher (Haas) também publicou uma mensagem de agradecimento na rede social, lembrando o apoio recebido por parte do tetracampeão ao longo da própria trajetória na F1. O filho de Mick Schumacher é cotado para assumir a vaga de Vettel na Aston Martin em 2023. “Estou muito triste por você estar partindo, mas ao mesmo tempo empolgado por você e por este novo capítulo em sua vida. Você foi e ainda é uma pessoa muito importante para mim, e eu sou muito grato por nossa amizade”, escreveu Mick. A mensagem foi compartilhada pela equipe norte-americana.

A cúpula da Aston Martin registrou a gratidão a Vettel em comunicado oficial. Lawrence Stroll, diretor-executivo do time, reconheceu que esperava a permanência do piloto, mas fez elogios ao trabalho desempenhado desde o começo de 2021. “Deixamos claro a ele que queríamos que ele continuasse conosco no ano que vem, mas no final ele fez o que acha certo para si e sua família, e é claro que respeitamos isso”, escreveu Stroll.

"Ele disputou algumas corridas fantásticas para nós e, nos bastidores, sua experiência e conhecimento com nossos engenheiros foram extremamente valiosos. Ele é um dos grandes nomes da Fórmula 1 de todos os tempos e foi um privilégio ter sido capaz de trabalhar com ele”, completou o dirigente, prometendo “uma despedida fabulosa” no GP de Abu Dhabi que encerra a temporada deste ano.

EQUIPES RIVAIS REVERENCIAM SEBASTIAN VETTEL

O chefe de equipe Mike Krack também fez elogios, e antecipou a Vettel o crédito ao sucesso que o time espera alcançar no futuro. “Todos aprendemos com ele, e o conhecimento que adquirimos trabalhando com ele continuará a beneficiar nossa equipe muito tempo depois de sua partida”, afirmou. “Quando nos tornarmos totalmente competitivos - e seremos -, um dos arquitetos desse sucesso futuro será Sebastian, e sempre seremos gratos a ele por isso.”

A Red Bull publicou diversas fotos da vitoriosa passagem do alemão pela equipe. “Obrigado, Seb. Felicidades pelos ótimos momentos e pelos quatro títulos mundiais”, escreveu a antiga equipe do tetracampeão. O tom foi semelhante na Ferrari. “Foi uma honra compartilhar tantas memórias com você na Fórmula 1. Estamos ansiosos para curtirmos as últimas corridas juntos no paddock. Te amamos, Seb”, escreveu a escuderia italiana, desejando sorte ao alemão nos próximos desafios.

A Alpine publicou fotos de Vettel ao lado de seus dois pilotos, abraçando Fernando Alonso e dividindo o pódio do GP da Hungria com Esteban Ocon. Curiosamente, Vettel foi segundo naquela prova, mas acabou desclassificado. “Parabéns por tudo que você alcançou e irá inevitavelmente alcançar no futuro, Sebastian Vettel. Uma lenda de nosso esporte”, escreveu o time francês.

A McLaren também destacou “status de lenda” de Vettel. “Parabéns por uma carreira notável, Sebastian Vettel. Um campeão dentro e fora das pistas”, publicou. Em fotos antigas, a Williams lembrou de testes de Vettel com a equipe em 2005, após o título na Fórmula BMW em 2004. “Um apaixonado pela história da Fórmula 1 que desfrutou de uma carreira notável. Parabéns por todos os seus feitos, Seb. Aproveite a aposentadoria”, escreveu a escuderia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias