O alemão Sebastian Vettel anunciou nesta quinta-feira (28) que irá se aposentar da Fórmula 1 no final da temporada 2022. Em vídeo publicado nas redes sociais, o tetracampeão listou as razões que o levaram a tomar a decisão. Na gravação, o piloto da Aston Martin afirmou que passou muito tempo afastado da família ao longo de sua carreira na Fórmula 1, e que agora pretende se dedicar mais à mulher e aos três filhos.

“Estou aqui para anunciar minha aposentadoria da Fórmula 1 no fim da temporada 2022. Provavelmente eu deveria começar com uma longa lista de pessoas para agradecer agora, mas sinto que é mais importante explicar as razões por trás de minha decisão. Meus objetivos mudaram, de vencer corridas e campeonatos para ver meus filhos crescerem, passando a eles meus valores, ajudando-os quando caem, escutando-os quando eles precisam de mim, não ter que dar tchau, e, mais importante, poder aprender com eles e permitir que eles me inspirem”, declarou.

Band tem vice liderança isolada no GP da França de Formula 1

“Quem sou eu? Sou Sebastian, pai de três de crianças e marido de uma mulher maravilhosa (...). Tenho outros interesses fora da Fórmula 1. Minha paixão por corridas e pela Fórmula 1 vem com muito tempo passado longe deles e consome muita energia. O compromisso com minha paixão, como eu fiz e do jeito que acho que, é certo não está mais lado a lado com meu desejo de ser um grande pai e marido. A energia necessária para me tornar uma só pessoa com o carro e com a equipe, perseguir a perfeição, demanda foco e compromisso", acrescentou.

No vídeo, Vettel dá pistas sobre o futuro e destaca a necessidade de mudanças de “aspectos que aprendeu a não gostar” nos próximos três anos, em possível referência às novidades que a F1 deverá adotar em 2026. Entre eles, a adoção de combustíveis sintéticos em substituição aos atuais combustíveis fósseis. “Minha melhor corrida? Está por vir”, destacou o tetracampeão, que se tornou conhecido nos últimos anos pelo papel de destaques em diversas causas na Fórmula 1.

Verstappen aproveita erro de Leclerc e vence na França

PILOTOS ELOGIAM O TETRACAMPEÃO ALEMÃO

Diversas personalidades e entidades da Fórmula 1 prestaram homenagens a Sebastian Vettel, que anunciou a decisão de se aposentador da categoria no fim da temporada 2022. Nas redes sociais, o piloto da Aston Martin, dono de quatro títulos na categoria (2010, 2011, 2012 e 2013) foi lembrado em diversas publicações.

“Seb, é uma honra chamar você de adversário, e uma honra ainda maior chamar você de amigo. Deixar este esporte melhor do que encontramos é sempre o objetivo. Não tenho dúvidas de que, independente do que vier pela frente para você, será empolgante, significativo e recompensador. Te amo, cara”, escreveu Lewis Hamilton (Mercedes) no Twitter.

Seb, it’s been an honour to call you a competitor and an ever greater honour to call you my friend. Leaving this sport better than you found it is always the goal. I have no doubt that whatever comes next for you will be exciting, meaningful, and rewarding. Love you, man. pic.twitter.com/eHVmOpov2m

— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) July 28, 2022

Mick Schumacher (Haas) também publicou uma mensagem de agradecimento na rede social, lembrando o apoio recebido por parte do tetracampeão ao longo da própria trajetória na F1. O filho de Mick Schumacher é cotado para assumir a vaga de Vettel na Aston Martin em 2023. “Estou muito triste por você estar partindo, mas ao mesmo tempo empolgado por você e por este novo capítulo em sua vida. Você foi e ainda é uma pessoa muito importante para mim, e eu sou muito grato por nossa amizade”, escreveu Mick. A mensagem foi compartilhada pela equipe norte-americana.

A cúpula da Aston Martin registrou a gratidão a Vettel em comunicado oficial. Lawrence Stroll, diretor-executivo do time, reconheceu que esperava a permanência do piloto, mas fez elogios ao trabalho desempenhado desde o começo de 2021. “Deixamos claro a ele que queríamos que ele continuasse conosco no ano que vem, mas no final ele fez o que acha certo para si e sua família, e é claro que respeitamos isso”, escreveu Stroll.

"Ele disputou algumas corridas fantásticas para nós e, nos bastidores, sua experiência e conhecimento com nossos engenheiros foram extremamente valiosos. Ele é um dos grandes nomes da Fórmula 1 de todos os tempos e foi um privilégio ter sido capaz de trabalhar com ele”, completou o dirigente, prometendo “uma despedida fabulosa” no GP de Abu Dhabi que encerra a temporada deste ano.

EQUIPES RIVAIS REVERENCIAM SEBASTIAN VETTEL

Danke, Seb 👏 Cheers for the great times and the four World Championships 🏆🏆🏆🏆 pic.twitter.com/Z2D2igIJg1

— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) July 28, 2022

O chefe de equipe Mike Krack também fez elogios, e antecipou a Vettel o crédito ao sucesso que o time espera alcançar no futuro. “Todos aprendemos com ele, e o conhecimento que adquirimos trabalhando com ele continuará a beneficiar nossa equipe muito tempo depois de sua partida”, afirmou. “Quando nos tornarmos totalmente competitivos - e seremos -, um dos arquitetos desse sucesso futuro será Sebastian, e sempre seremos gratos a ele por isso.”

A Red Bull publicou diversas fotos da vitoriosa passagem do alemão pela equipe. “Obrigado, Seb. Felicidades pelos ótimos momentos e pelos quatro títulos mundiais”, escreveu a antiga equipe do tetracampeão. O tom foi semelhante na Ferrari. “Foi uma honra compartilhar tantas memórias com você na Fórmula 1. Estamos ansiosos para curtirmos as últimas corridas juntos no paddock. Te amamos, Seb”, escreveu a escuderia italiana, desejando sorte ao alemão nos próximos desafios.

Legend status. 👑 Congratulations on a remarkable career, Sebastian Vettel.

A champion on and off the track. pic.twitter.com/KU6fZABpNA

— McLaren (@McLarenF1) July 28, 2022

A Alpine publicou fotos de Vettel ao lado de seus dois pilotos, abraçando Fernando Alonso e dividindo o pódio do GP da Hungria com Esteban Ocon. Curiosamente, Vettel foi segundo naquela prova, mas acabou desclassificado. “Parabéns por tudo que você alcançou e irá inevitavelmente alcançar no futuro, Sebastian Vettel. Uma lenda de nosso esporte”, escreveu o time francês.

A McLaren também destacou “status de lenda” de Vettel. “Parabéns por uma carreira notável, Sebastian Vettel. Um campeão dentro e fora das pistas”, publicou. Em fotos antigas, a Williams lembrou de testes de Vettel com a equipe em 2005, após o título na Fórmula BMW em 2004. “Um apaixonado pela história da Fórmula 1 que desfrutou de uma carreira notável. Parabéns por todos os seus feitos, Seb. Aproveite a aposentadoria”, escreveu a escuderia.

A lover of F1 history who has enjoyed a remarkable career 👏

Congratulations on all your achievements, Seb. Enjoy your retirement! 🤝#WeAreWilliams pic.twitter.com/616DYYUSWf

— Williams Racing (@WilliamsRacing) July 28, 2022
Tetracampeão mundial de Formula 1, Sebastian Vettel anunciou que irá parar de correr. Atualmente, ele pertence à Aston Martin. Foto: Repordução/Redes sociais

MAIS ACESSADAS