O esporte mais popular dos Estados Unidos, o futebol americano, terá seu ponto máximo neste domingo (12), às 20h30. Por lá, acontece o Super Bowl LVII (57º), a grande final da NFL, jogo que coloca frente a frente o campeão da conferência AFC (American Football Conference Championship Game) Kansas City Chiefs e NFC (National Football Conference Championship Game), Philadelphia Eagles. A disputa, que costuma parar o país e movimentar bilhões de dólares além de grande audiência, ocorrerá no State Farm Stadium, em Glendale, Arizona e terá transmissão em TV aberta no Brasil.
A partida de domingo será histórica, já que, pela primeira vez, dois quarterbaks negros protagonizarão um dos eventos esportivos mais assistidos do mundo: Jalen Hurts (Eagles) e Patrick Mahomes (Kansas). Hurts participa pela primeira vez da "final", já Mahomes é experiente, tendo disputado duas vezes, em 2020 e 2021, campeão em sua primeira participação, no Super Bowl LIV (54º).
Em poucas ocasiões o Super Bowl reuniu duas equipes que venceram tanto. Com 14 triunfos para cada lado na temporada regular, Eagles e Chiefs somam 28 vitórias. Esta marca foi superada apenas em 1984 e igualada somente em 1998.
Tanto a franquia de Philadelphia quanto a de Kansas buscam a conquista do campeonato. O time liderado por Jalen Hurts venceu na temporada 2017-2018 e Mahomes triunfou em 2019-2020.
Para o paraense Mauricio Messias, 41, treinador do Remo Lions, equipe amadora de futebol americano de Belém, os Eagles possuem ligeira vantagem no confronto. "O Eagles tem uma pequena vantagem para mim, pois possui uma defesa mais sólida que a do Kansas", disse.
Ele prossegue: "os ataques são muito bons, Mas o conjunto inteiro os Eagles são melhores. O problema de Kansas é que o time acaba achando que o ataque vai resolver sempre, que o Kelce (Travis Kelce) vai sempre pegar a bola ou o Mahomes vai resolver.
Maurício, no entanto, enfatiza a força da equipe do Missouri, destacando a conexão entre Mahomes e Kelce. "Apesar de terem outras boas opções ofensivas. Essa conexão sempre tira KC do sufoco", completa.
ONDE ASSISTIR
O jogo será transmitido em TV aberta no Brasil pela Rede TV. Nos canais por assinatura, quem transmitirá pelos canais ESPN.
E MAIS - VEJA TAMBÉM EM FUTEBOL INTERNACIONAL
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar