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BOMBA NA FÓRMULA 1!

Felipe Massa pode pedir na Justiça o título da F1 de 2008

Piloto brasileiro revela estar motivado para questionar título de 2008 da F1 após declaração de Ecclestone; entenda o caso.

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Imagem ilustrativa da notícia Felipe Massa pode pedir na Justiça o título da F1 de 2008 camera Felipe Massa comemorando sua vitória em Interlagos 2008 e o vice-campeonato no Mundial de Pilotos. | Divulgação/Scuderia Ferrari

O piloto brasileiro Felipe Massa diz que estuda opções legais para ser reconhecido como campeão mundial de F1 após Bernie Ecclestone, ex-chefão da categoria, ter admitido que, ainda durante a temporada de 2008, teve conhecimento do escândalo no GP de Singapura, mas decidiu não expor na época para proteger a imagem do campeonato.

A informação sobre a intenção de Massa foi divulgada nesta terça (4) pelo site Motosport e confirmada pela Folha de S.Paulo. Segundo o piloto, não lhe "interessa o lado financeiro nessa história e sim a justiça", disse ele por meio de uma nota enviada por sua assessoria.

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"A corrida de Singapura [em 2008] afetou diretamente todo o automobilismo brasileiro. Como um título mundial poderia ter alavancado o automobilismo brasileiro nos últimos 15 anos? Nunca mais teremos essa resposta", acrescentou.

Naquela temporada, o também brasileiro Nelson Piquet Jr colidiu de forma proposital durante a etapa no circuito de Marina Bay para beneficiar seu então companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso. Ao bater no muro, o filho do tricampeão mundial Nelson Piquet seguia ordens de seu chefe na Renault Flavio Briatore e do engenheiro Pat Symonds, conforme disse em seu depoimento à FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Massa liderava a prova no momento da batida e, de forma indireta, acabou prejudicado. Como a direção da corrida acionou a bandeira amarela, a Ferrari o chamou para os boxe, mas o liberou para voltar à pista sem retirar a mangueira de reabastecimento. O brasileiro acabou punido e terminou a corrida em 13º.

Naquele ano, ele disputou o título ponto a ponto com o inglês Lewis Hamilton, então na McLaren. O inglês chegou em terceiro em Singapura e levou o título na última etapa, no Brasil, por uma diferença de apenas um ponto.

A ENTREVISTA BOMBÁSTICA DE ECCLESTONE

Em recente entrevista ao site alemão F1 Insider, Ecclestone afirmou que não considera Hamilton como um heptacampeão justamente pela polêmica de Singapura. E admitiu que ele e Max Mosley, o ex-chefe da FIA, resolveram abafar o caso.

Felipe Massa abraça Fernando Alonso, após vitória no GP de Interlagos, em 2008.
📷 Felipe Massa abraça Fernando Alonso, após vitória no GP de Interlagos, em 2008. |Divulgação/Scuderia Ferrari

"Queríamos proteger o esporte e salvá-lo de um grande escândalo", disse o ex-chefão da F1. "Tínhamos informação suficiente na época para investigar o assunto. De acordo com os estatutos, deveríamos ter cancelado a corrida em Singapura sob essas condições. Isso significa que [o GP] nunca teria acontecido para a tabela de classificação. Felipe Massa teria sido campeão, não Lewis Hamilton", acrescentou.

Na época, havia uma regra de que a classificação do campeonato mundial era intocável após a cerimônia de premiação da FIA no fim do ano. O evento foi realizado no dia 12 de novembro de 2008, dez dias após o GP do Brasil.

CASO TERMINOU EM "PIZZA"

Quando o caso foi descoberto, Briatore acabou banido da F1 em 2009, porém a decisão foi revertida pelo Tribunal de Grande Instância de Paris. Symonds recebeu um gancho de cinco anos e, atualmente, é diretor técnico da F1.

Nelsinho, por sua vez, foi demitido da Renault em 2009, mas não foi punido pelo caso pois contribuiu com as investigações por meio de uma delação. O filho de Nelson, no entanto, nunca mais correu na categoria.

"Se as duas pessoas mais poderosas, o chefão da F1 e o chefe da FIA, sabiam em 2008 e se calaram, isso é muito grave e inadmissível para o esporte", disparou Massa. "Eu vejo com tristeza por ser algo injusto e, repito, inadmissível para o esporte. No momento, estou estudando o que pode ser feito."

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