plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RACISMO ESPANHOL

Presidente da Fifa se posiciona sobre racismo contra Vini Jr

Por meio de nota oficial, Gianni Infantino reforçou que o futebol deve ter tolerância zero com o racismo e esclareceu qual deve ser o procedimento dos árbitros em casos do tipo.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Presidente da Fifa se posiciona sobre racismo contra Vini Jr camera Infantino falou sobre as medidas que os árbitros podem tomar caso haja caso de racismo durante uma partida. | Divulgação/Fifa

O racismo contra Vinícius Júnior no futebol espanhol é um problema grave e recorrente que precisa ser combatido com urgência. O atacante brasileiro, que defende o Real Madrid desde 2018, já foi alvo de dez episódios de discriminação racial em menos de dois anos, sendo o último no domingo (21), quando foi expulso após reagir a insultos de torcedores do Valencia.

A situação é tão grave que até o presidente da FIFA, Gianni Infantino, se manifestou em solidariedade ao jogador e pediu punições severas aos racistas.

LEIA TAMBÉM:

Vini Jr foi vítima de 10 casos de racismo e ódio desde 2021

Vini rebate presidente de La Liga: 'quem se omite se iguala'

"Os racistas deveriam ser proibidos para sempre de entrar em estádios de futebol em todo o mundo e deveriam enfrentar acusações criminais em seus países, pois o racismo é crime", disse Infantino.

Vinícius Júnior não se cala diante das ofensas e denuncia os casos nas redes sociais e na imprensa. Ele também conta com o apoio do seu clube, que divulgou uma nota oficial repudiando os ataques e informando que acionou a Justiça por crime de ódio contra o atleta. Além disso, o Itamaraty vai convocar a embaixadora da Espanha no Brasil para tratar do assunto.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva, ainda no domingo, também se manifestou sobre o caso de racismo contra Vini Jr. O mandatário, que estava em Hiroshima, no Japão, para participar da cúpula do G7, considera os ataques racistas contra o craque brasileiro uma vergonha para o futebol espanhol, que já teve grandes craques como Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Cristiano Ronaldo e Messi.

Lula também cobrou que as autoridades competentes tomem medidas efetivas para coibir essa prática abominável e garantir que o jogador possa exercer seu talento sem sofrer discriminação.

Confira, na íntegra, o comunicado oficial da FIFA

Solidariedade total a Vinicius. Não há lugar para o racismo no futebol ou na sociedade e a FIFA está ao lado de todos os jogadores que se encontram em tal situação. Os eventos ocorridos durante a partida entre o Valencia e o Real Madrid mostram que esse deve ser o caso.

É por isso que o processo de três etapas existe nas competições da FIFA e é recomendado em todos os níveis do futebol. Em primeiro lugar, você interrompe a partida e anuncia isso. Em segundo lugar, os jogadores deixam o campo e o locutor anuncia que, se os ataques continuarem, a partida será suspensa.

A partida recomeça e, em terceiro lugar, se os ataques continuarem, a partida será interrompida e os três pontos irão para o adversário. Essas são as regras que devem ser implementadas em todos os países e em todas as ligas.

É claro que é mais fácil falar do que fazer, mas precisamos fazer isso e precisamos apoiá-lo por meio da educação.

Às vezes, nos concentramos nas vítimas e tendemos a esquecer os agressores. Eles são os culpados, antes do futebol ou do sistema. Os racistas deveriam ser proibidos para sempre de entrar em estádios de futebol em todo o mundo e deveriam enfrentar acusações criminais em seus países, pois o racismo é crime.

VEJA MAIS:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo

    Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

    Últimas Notícias