plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RETALIAÇÃO

Fórmula 1 proíbe Felipe Massa e entrar no GP de Monza  

Ex-piloto da Ferrari foi proibido de comparecer ao GP da Itália após pedido de reconhecimento do título de 2008; faixa em sua homenagem foi retirada de arquibancada.

Imagem ilustrativa da notícia Fórmula 1 proíbe Felipe Massa e entrar no GP de Monza   camera A Fórmula 1 não quer a presença de Felipe Massa no GP da Itália, em Monza. | Divulgação/FIA FE

O ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa enfrentou a primeira "retaliação" da Fórmula 1 após judicializar seu pedido de reconhecimento do título do Mundial de 2008, conquistado pelo inglês Lewis Hamilton. A resposta veio na forma de uma proibição que o impediu de comparecer ao GP da Itália, em Monza, neste domingo (3).

Felipe Massa, que é embaixador da categoria, tem a obrigação de marcar presença em algumas corridas ao longo da temporada. Além disso, o brasileiro, ex-piloto da Ferrari, costuma prestigiar o GP de Monza devido à proximidade com a torcida da equipe italiana. No entanto, após o pedido da Fórmula 1 para que ele não participasse do evento, Felipe sequer deixou São Paulo. A informação foi confirmada por sua equipe de staff.

LEIA TAMBÉM:

GP da Itália agita fim de semana e terá transmissão da Band

DOL transmite ao vivo a estreia de Neymar no Sauditão

Além disso, Massa enfrentou outra "retaliação" durante os treinos livres do GP de Monza nesta sexta-feira (1/9). Um grupo de torcedores da ex-equipe do brasileiro, a Scuderia Ferrari Caprino Bergamasco, teve que retirar uma faixa que dizia "Felipe Massa, campeone del mondo de 2008" (Felipe Massa, campeão do mundo de 2008) do alambrado da arquibancada.

A Fórmula 1 alegou que o banner atrapalharia a visão dos torcedores e, por isso, determinou sua remoção. Curiosamente, a faixa estava posicionada abaixo da arquibancada, em frente ao box da Ferrari.

Faixa posicionada por fãs de Felipe Massa bem em frente aos boxes da Ferrari, no Circuito de Monza, na Itália.
📷 Faixa posicionada por fãs de Felipe Massa bem em frente aos boxes da Ferrari, no Circuito de Monza, na Itália. |Reprodução/Twitter

O pedido de reconhecimento do título de 2008 por Felipe Massa se baseia no escândalo do "Singapuragate", considerado um dos maiores da história da Fórmula 1. Ficou comprovado que o brasileiro Nelson Piquet Júnior, filho do tricampeão mundial Nelson Piquet, colidiu intencionalmente na curva 14 do circuito a pedido dos chefes da equipe Renault, que o levou a fazer isso para beneficiar seu companheiro de equipe, Fernando Alonso.

A batida provocou a entrada do safety car, ajudando Alonso a vencer a corrida, ao mesmo tempo em que prejudicou Massa. Isso ocorreu porque, ao sair dos boxes após a bandeira amarela, a Ferrari liberou o então piloto com a mangueira de reabastecimento presa ao carro, resultando na perda de pontos cruciais na classificação do campeonato.

As alegações do ex-chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, no início de 2023, de que ele sabia do esquema, mas optou por não agir, motivaram Felipe Massa a buscar o reconhecimento de seu título. Caso a corrida em Singapura, claramente manipulada, fosse anulada, o brasileiro se tornaria o campeão mundial de 2008.

VEJA MAIS:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias