O Pan-Americano de Santiago 2023, no Chile, começa oficialmente, com a cerimônia de abertura, na próxima sexta-feira (20) e vai até do dia 5 de novembro. Ao todo, 58 modalidades, com mais de 6 mil atletas de 41 países.
Este ano, em parceria com o site Agência Olímpica, o DOL fará uma cobertura especial do Jogos Pan-Amercano de Santiago. Serão mais de 17 dias de competição e conteúdos sobre as disputas na competição, que é a mais importantes das Américas.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Primo do futebol americano, 'flag football' cresce no Brasil
- Datas são definidas para Campeonato Paraense de Regata
Na última edição do Pan, que foi realizado em Lima, no Peru, o Brasil conseguiu um resultado histórico. Foram 171 medalhas, sendo 55 de ouros, 45 de pratas e 71 de bronzes. Com isso, os brasileiro ficaram em segundo lugar no quadro de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos, grande potência esportiva mundial.
Novos esportes
No Pan de Santiago, 14 novas modalidades vão estrear. Breaking, onde o Pará tem dois representantes, Escalada Esportiva, Skate, Esports, Raquetebol, Squash, Boliche, Esqui Aquático e Wakeboard, Patinação Artisica, Patinação de Velocidade, Pelota Basca, Beisebol, Softbol e Karatê.
Confira a programação dos Jogos Pan-Americano de 2023 no site Agência Olímpica.
Paraenses no Pan
Entres os atletas brasileiros que estarão na disputa, o Pará tem representantes fortes com chances de medalhas nos Jogos como Leony Pinheiro, Mayara Collins e Naiane Rios.
Quer saber mais notícias sobre Esportes? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Leony Pinheiro é um dos principais nome do breaking mundial atualmente. Natural do bairro 40 horas, de Ananindeua, Região Metropolina de Belém, o paraense acumula inúmeros títulos nacionais e de nível mundial. O B-boy é uma das principais apostas da modalidade para as Olimpíadas de Paris 2024.
Mayara Collins, a mini Japa, também é uma grande aposta no breaking para os Jogos Olímpicos. A atleta paraense é natural de Belém e também já tem um extenso currículo na modalidade, com conquistas nacionais e internacionais.
Naiane Rios é a levantadora e capitã da seleção brasileira de vôlei no Pan-Americano de Santiago. A atleta de 28 anos conquistou recentemente a vaga da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Atualmente, a paraense defende a camisa do Pinheiros, na Superliga de Vôlei.
Com o Brasil, Naiane conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano Infanto-Juvenil de 2010 e o mesmo feito no Campeonato Sul-Americano Juvenil em 2012, além da medalha de prata na Copa Pan-Americana Sub-23.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar