A tão esperada cerimônia do prêmio The Best, realizado pela FIFA, em Londres, nesta segunda-feira (15), vai coroar o melhor jogador do mundo de 2023. Entre os finalistas Kylian Mbappé, Erling Haaland e Lionel Messi. A avaliação do eleitorado leva em consideração os feitos dos jogadores entre 19 de dezembro de 2022 e 20 de agosto de 2023. A cerimônia, transmitida pelo SporTV e Fifa+, começará às 17h (horário de Brasília).

Erling Haaland, do Manchester City, é considerado o favorito, especialmente após vencer o prêmio de melhor jogador da Uefa na temporada 2022/23. Seus impressionantes números na conquista da tríplice coroa pelo City, somados a uma média de 81,36 minutos para participar de um gol no ano, colocam Haaland à frente de Messi e Mbappé na corrida pelo prêmio.

CONTEÚDO RELACIONADO

Apesar da excelente performance de Mbappé, com 28 gols e seis assistências em 27 jogos, sua temporada foi afetada pelo desempenho coletivo do Paris Saint-Germain, que teve eliminações precoces na Champions League e na Copa da França. Messi, por sua vez, levou a Bola de Ouro, mas sua mudança para o Inter Miami e a falta de títulos pesam contra ele.

Quer saber mais notícias do futebol mundial? Acesse nosso canal no WhatsApp.

Além do prêmio de melhor jogador, outros sete serão concedidos durante a cerimônia, incluindo Melhor Jogadora, Melhores Técnicos (masculino e feminino), Melhor Goleiro, Melhor Goleira e o Prêmio Puskás para o gol mais bonito da última temporada. Também serão reveladas as seleções ideais masculina e feminina (World XI), com votos de mais de 28 mil jogadores profissionais da FIFPro.

Na categoria de Melhor Jogadora, Aitana Bonmati, Jennifer Hermoso e Linda Caicedo disputam o prêmio. Bonmati, do Barcelona, é a favorita após marcar 11 gols em 23 jogos e ser referência na equipe campeã da Champions League. O Prêmio Puskás terá a participação do brasileiro Guilherme Madruga, que disputou a última Série B pelo Botafogo-SP.

OUTROS PRÊMIOS

Além disso, prêmios serão concedidos aos Melhores Técnicos (Pep Guardiola, Simone Inzaghi e Luciano Spalletti no masculino, e Jonatan Giraldez, Emma Hayes e Sarina Wiegman no feminino) e Melhores Goleiros (Yassine Bounou, Thibaut Courtois e Ederson no masculino, e Mackenzie Arnold, Catalina Coll e Mary Earps no feminino). O evento promete destacar os grandes nomes do futebol mundial e celebrar as conquistas individuais e coletivas da última temporada.

VEJA MAIS:

MAIS ACESSADAS