O mundo do futebol irá parar neste sábado (1) para assistir a final da Champions League entre Borussia Dortmund x Real Madrid. A bola rola no Estádio de Wembley, na Inglaterra, a partir das 16 horas (horário de Brasília).
De um lado, a equipe aurinegra busca o bicampeonato e retorna a Wembley para apagar as mágoas do passado, já que o time acabou sendo vice para o Bayern de Munique em 2013.
Conteúdo Relacionado:
- Champions: os bastidores da viagem do Real Madrid a Londres
- Real x Borussia: Bellingham enfrenta o passado em Wembley
- Ancelotti: “A minha equipe está focada e em modo Champions”
- Vini Jr conta como Real controla a ansiedade antes da final
- Borussia Dortmund treina de olho na final da Champions
No entanto, por outro lado, está o maior campeão da competição que busca a 15º Orelhuda. O Real Madrid fará a sexta final de Champions League em 10 anos. Os merengues venceram as últimas oito finais que disputaram.
Borussia Dortmund:
A equipe dirigida por Edin Terzić caiu no chamado Grupo da Morte ao lado de Paris Saint-Germain, Milan e Newcastle e se classificou na liderança com três vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Nas oitavas de final, passou pelo PSV com um empate por 1 a 1 fora de casa e uma vitória por 2 a 0 em casa. Nas quartas, encarou o Atlético de Madrid e acabou derrotado por 2 a 1 na ida, mas virou para 4 a 2 na volta.
Nas semifinais, o PSG de Mbappé pela frente e duas vitórias por 1 a 0. A equipe pegou um sufoco no jogo da volta, vendo os donos da casa acertarem a trave quatro vezes.
Se vencer a final, além de apagar a dor de 11 anos atrás, irá coroar a despedida do ídolo do clube Marco Reus, que estava no vice em 2013. Ele pode deixar o clube erguendo o maior troféu de clubes do mundo.
Real Madrid:
Quando se fala em Champions League, automaticamente se fala em Real Madrid. O maior vencedor com 14 Orelhudas quer mais uma para a coleção e conta com uma equipe acostumada a decidir.
Em uma final inédita, o Real chega após passar pela fase de grupos com o aproveitamento de 100% ao vencer todas as partidas contra Napoli, Braga e Union Berlin.
Os merengues, nas oitavas de final, encararam o RB Leipzig em dois jogos complicados, mas a vitória fora de casa por 1 a 0 e o empate no Bernabéu por 1 a 1 garantiram a classificação.
Nas quartas de final, o Real Madrid porque é o mais temido clube da Champions. Os comandados de Carlo Ancelotti enfrentaram o Manchester City, atual campeão, e dirigido por Pep Guardiola.
Na ida, no Bernabéu, empate por 3 a 3 em um jogão com golaços. Depois, no Etihad Stadium, novo empate, desta vez por 1 a 1 e decisão nos pênaltis: Lunin brilhou e os Galácticos bateram os rivais por 4 a 3.
Pelas semifinais, um velho conhecido: o Bayern de Munique. Na Alemanha, Vini Jr. brilhou junto a Kroos e as equipes empataram por 2 a 2. Já na Espanha, virada nos minutos finais e vitória por 2 a 1, com Joselu de herói.
Na final, o Real Madrid terá o ataque formado pelos brasileiros Vini Jr. e Rodrygo. O goleiro Courtois, recuperado de lesão, deve voltar ao gol, após Lunin pegar uma gripe.
Caso conquiste a Champions League, Vinícius Jr será o candidato mais forte a ganhar a Bola de Ouro e ser eleito o melhor jogador do mundo. O meia Bellingham também está no páreo.
Outro ponto importante para o Real Madrid é a despedida de Toni Kroos, que anunciou aposentadoria após a Euro 2024. Sendo assim, ele pode conquistar a sexta Champions, a quinta com o Real, no último jogo pelo clube.
Prováveis escalações
Borussia Dortmund: Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Maatsen; Emre Can e Sabitzer; Sancho, Brandt (Nmecha) e Adeyemi; Füllkrug. Técnico: Edin Terzić.
Real Madrid: Lunin (Courtois); Carvajal, Rudiger, Nacho e Mendy; Camavinga, Valverde e Kroos; Bellingham, Rodrygo e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelotti.
Borussia Dortmund x Real Madrid
- Data e horário: sábado, 1º de junho, às 16h (horário de Brasília);
- Local: Wembley, em Londres, na Inglaterra;
- Árbitro: Slavko Vinčić (Eslovênia);
- Onde assistir: SBT, TNT e Max
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar